Agronegócio

Qualquer negócio está sujeito a um risco ambiental?

Entenda como o risco ambiental pode afetar empresas de diversos setores e saiba como se proteger com um seguro especializado
5 de abril de 2019
Qualquer negócio está sujeito a um risco ambiental?

Os debates ambientais estão cada vez mais presentes na sociedade. A proteção ambiental é uma preocupação crescente em todo o mundo. No mundo corporativo, porém, os riscos ambientais ainda são novidade para muitas empresas.

O desconhecimento dessas exposições e a falta de gestão ambiental adequada é uma ameaça financeira, reputacional e organizacional para instituições de pequeno, médio e grande porte.

Independente do porte ou segmento, quase todas as empresas entram em contato com o meio ambiente de alguma forma e podem ser responsabilizadas por incidentes de poluição. Em alguns casos, a empresa também é obrigada a reparar os danos causados ​​ao meio ambiente, o que pode gerar contas muito altas para empresas que não têm dinheiro para arcar com tais custos. Portanto, é necessário que a empresa gerencie os riscos ambientais e que também possua algum tipo de seguro voltado para esse ramo.

Qualquer negócio está sujeito a um risco ambiental?

Todas as empresas, independentemente da indústria, enfrentam questões ambientais que podem afetar negativamente suas operações e sucesso a longo prazo. Das mudanças climáticas aos desastres naturais e questões de saúde e segurança, as empresas devem estar preparadas para lidar com esses riscos.

O que é um risco ambiental?

Os riscos ambientais compreendem todos os fatores físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde do empregado e ao próprio meio ambiente. Ocorre nos mais diversos segmentos de atividade profissional: desde grandes indústrias até atividades mais simples, como o tanque de combustível de caldeiras de aquecimento no subsolo de um prédio comercial, ou mesmo no setor de serviços, como hospitais, hotéis, etc.

Pessoa com traje de proteção e luvas de borracha borrifando produtos químicos em plantação.

Quais são os tipos de riscos ambientais?

Independente do setor ou serviço, sempre existe um risco associado ao transporte, seja de produto ou resíduo. Pode ocorrer um acidente nesse percurso, resultando no lançamento de um produto poluente, por exemplo, no solo ou em corpos d’água, causando efeitos ambientais. Nesse caso, a empresa responsável pelo material ficaria responsável pela limpeza do solo, entrada do material no corpo d’água e outros possíveis danos.

Dependendo da área do acidente, pode entrar no meio ambiente, causando danos físicos aos moradores locais que consomem a água, até prejuízo financeiro se a poluição afetar propriedades individuais, ou mesmo usar a água para algum fim comercial.

Como mitigar o risco ambiental em sua organização?

Hoje, quase todas as empresas entram em contato com o meio ambiente de alguma forma e podem ser responsáveis ​​por incidentes de poluição. Em alguns casos, a empresa tem a obrigação de reparar os danos causados ​​ao meio ambiente, o que pode gerar contas muito altas para empresas que não têm dinheiro para arcar com tais custos. Portanto, é importante estar alerta para esse tipo de risco. Saiba como:

Invista na prevenção

Independentemente do setor, uma empresa deve estar sempre atenta à importância dos programas de prevenção, controle e gestão de riscos ambientais. Investir em segurança é, portanto, a melhor forma de minimizar esses riscos e também evitar prejuízos financeiros causados ​​por acidentes.

Mapeamento de riscos

A conscientização sobre os riscos ambientais nas empresas é necessária, além do cumprimento das regulamentações vigentes no país. Além disso, é importante que uma empresa avalie sua exposição ao risco ambiental, pois um evento pode não só causar danos ambientais imediatos, como a poluição de rios ou o lançamento de gases poluentes na atmosfera, como também causar enormes prejuízos às empresas devido à má reparação dos danos e regras de fiscalização e lacunas no plano de ação. A AIG oferece soluções para minimizar os impactos ambientais que podem ocorrer em edifícios comerciais e situações perigosas durante o transporte de cargas ou derramamentos acidentais de produtos químicos, bem como em infraestrutura, obras e serviços em geral.

homem com traje de proteção e luvas de borracha analisando substância do solo referente a mitigação de risco ambiental

Como uma gestão eficiente pode evitar o risco ambiental

A cobertura de seguro deve ser combinada com as melhores práticas de gestão de risco. Como qualquer negócio, um edifício comercial deve passar por uma avaliação de risco ambiental que visa minimizar a probabilidade de tal evento. Vale também rever alguns pontos importantes que todo empresário deve se atentar para que acidentes ambientais não ocorram ou, caso ocorram, sejam mitigados e não coloquem em risco suas operações.

Isso pode ser feito adotando práticas simples, mas de fundamental importância. Confira algumas delas:

Manutenção e inspeções periódicas em tanques e dutos

Podem surgir fissuras nas estruturas, daí a recomendação de revisões periódicas. Os tanques devem ter diques de contenção, canaletas de drenagem e encaminhamento da substância vazada.

Implantação de sistemas de gestão de resíduos

Que englobem estocagem, transporte e destinação final.

Impermeabilização

É imprescindível que seja feita a impermeabilização dos locais de armazenamento, disposição – ainda que temporária – e dos locais onde caminhões carregam ou descarregam produtos e resíduos. Se houver algum vazamento, ele será amenizado.

Monitoramento do solo

Para locais com muitos tanques e alto volume armazenado, é uma boa prática monitorar periodicamente o solo e o lençol freático.

Controle de emissões

Seja qual for a emissão gerada, deve ser monitorada, para que nada saia do padrão estabelecido por lei.

 

Com o foco cada vez maior em questões ambientais, sociais e de governança, é fundamental uma fiscalização eficiente para garantir o cumprimento de todas as exigências. Para mais informações e dicas sobre o assunto, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.

_