Indústria

Empresas offshore e os riscos envolvendo prestação de serviços

Em um ambiente de alta complexidade operacional, são várias as atividades que envolvem riscos de potenciais danos a terceiros
1 de março de 2023
Empresas offshore e os riscos envolvendo prestação de serviços

Empresa Offshore: O que é?

Podemos entender o que é uma offshore – termo da língua inglesa que significa “afastado da costa” – sendo plataformas e embarcações localizadas em alto mar, geralmente para a produção e apoio à exploração de petróleo e gás. Além disso são, na maioria das vezes, verdadeiras cidades em termos de infraestrutura, habitadas por funcionários da própria empresa offshore e também pelas centenas de trabalhadores terceirizados, que atuam em serviços de manutenção de equipamentos e estruturas, zeladoria, alimentação, limpeza, além de serviços de engenharia e design, consultoria e administrativo.

Fotografia de Uma plataforma amarela de petróleo e gás anexada à ponte no meio do mar calmo com céu azul, representando uma empresa offshore

Quais as diferenças entre empresas Offshoe e Onshore?

As empresas Offshore, (traduzido do português – “fora da costa”), é toda organização que tem transações realizadas em país estrangeiro, sujeitas a um regime extraterritorial. São registradas em jurisdições com baixa tributação ou até mesmo isento.

Já as empresas Onshore são aquelas nas quais a pessoa jurídica é constituída em um país para operar um negócio dentro dessa fronteira específica.

Riscos em uma empresa offshore

Engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros, mecânicos, supervisores e outros que trabalham embarcados correm diversos riscos diariamente, como acidentes com equipamentos.

Mas existem alguns riscos mais pontuais, dos quais é preciso ter bastante atenção. É o caso da radiação e seus efeitos, já que o material está presente nas plataforma offshore, justamente por fazer parte do processo de extração de petróleo, uma das principais práticas exercidas com companhias offshore.

Uma foto da Silhueta de dois engenheiros aponttando para uma plataforma offshore em alto mar

Quais as vantagens do seguro de RC Offshore?

Em um ambiente de alta complexidade operacional, como as das atividades exercidas por companhias offshore, são várias as atividades que envolvem riscos de potenciais danos a terceiros.

Estes danos podem causar grandes prejuízos se os envolvidos não estiverem precavidos, com a contratação de seguros específicos para as operações offshore.

Porque escolher Seguro RC Offshore da AIG

O diferencial do seguro de RC Offshore da AIG está na possibilidade da contratação de acordo com a necessidade do cliente, que pode ser anual ou para um contrato específico, ou seja, somente pelo período de vigência do contrato, e com extensão de cobertura tanto para a prestação de serviços, quanto para a base operacional da empresa onshore (em terra), em uma única apólice.

Existem ainda coberturas adicionais*, como RC Empregador, Operações Completadas, Poluição Súbita e RC Cruzada, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade do cliente.

Uma fotografia de um funcionário de empresa offshore em uma plataforma em alto mar, sujo de petróleo com o pé sob uma âncora de navio

Soluções AIG para empresas Offshore

Referência Mundial em soluções de responsabilidade civil, a AIG oferece seguro contra danos materiais e corporais a terceiros conta com soluções feitas sob medida para empresas de todos os portes, eventos diversos, prestação de serviços e obras, oferecendo proteção nacional e internacional para acidentes, danos e perdas.

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

Leia mais artigos em nosso blog:

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Explore os riscos na prestação de serviços offshore"

Empresas offshore e os riscos envolvendo prestação de serviços
Leia na íntegra