Indústria

Queda de energia e os riscos para o negócio

Desde pequenas empresas até grandes indústrias devem se atentar a esses riscos
29 de fevereiro de 2024
Queda de energia e os riscos para o negócio

Em qualquer negócio, um bom planejamento é fundamental para o sucesso. E isso inclui estar preparado para eventuais imprevistos que podem surgir no dia a dia. Para isso, é importante que as empresas tenham um plano de gerenciamento de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.

Porém, muitas empresas, independentemente do porte ou segmento, acabam não dando a devida atenção para o gerenciamento de riscos, o que as deixa mais vulneráveis a prejuízos em caso de algum incidente.

Um exemplo aparentemente simples, mas que pode causar grandes prejuízos, é a queda de energia (em consequência de um evento coberto). Em qualquer tipo de empresa (desde um pequeno escritório até uma grande indústria), esse é um problema que pode causar grandes prejuízos se não tiver o devido cuidado por parte dos gestores.

O impacto da queda de energia em empresas

Veja alguns exemplos do impacto que um incidente de queda de energia pode causar em qualquer empresa:

Danos a equipamentos eletrônicos e sistemas

Organizações de qualquer porte ou segmento são, cada vez mais, dependentes da tecnologia no dia a dia de suas operações. Por isso, ter equipamentos e sistemas eletrônicos danificados pode gerar diversos problemas para o negócio.

Interrupção operacional

Além de eventuais prejuízos causados pelos danos aos equipamentos, existe também o risco de interrupção operacional, o que pode causar prejuízos até maiores. Imagine, por exemplo, as perdas que uma indústria terá caso fique um dia inteiro sem funcionar.

Perdas financeiras

Esse tipo de incidente pode causar grandes perdas financeiras para o negócio. Por isso, contar com uma proteção financeira para minimizar o prejuízo é fundamental para qualquer organização.

lanterna acessa em local escuro representando queda de energia

Riscos para empresas: como a queda de energia pode comprometer a continuidade dos negócios?

Quando falamos em danos e perdas financeiras, uma das grandes preocupações é com a continuidade dos negócios. Saiba quais são alguns dos riscos envolvidos e como se proteger:

Perda de dados e informações críticas

Atualmente, pode-se dizer que os dados são parte integrante do patrimônio de qualquer empresa. Por isso, é fundamental protegê-los. Um ponto importante no planejamento e na gestão de risco é salvar todas as informações mais relevantes para a organização em um local seguro, tendo sempre um backup de todos os materiais estratégicos.

Danos ao patrimônio

Existe também o risco de danos ao patrimônio físico da empresa. Um incidente de queda de energia, por exemplo, pode causar um curto circuito e provocar, por exemplo, incêndios ou explosões. Por isso, é fundamental atuar preventivamente para minimizar as chances de ocorrer algo mais grave.

Riscos de Responsabilidade Civil Profissional

Um risco decorrente da eventual paralisação da operação são as entregas para clientes e parceiros de negócios. Isso pode trazer riscos de Responsabilidade Civil Profissional, que é a obrigação de indenizar terceiros por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais.

técnicos fazendo manutenção em cabos e poste de energia após queda de energia

Medidas preventivas para se proteger dos riscos de queda de energia

Para contar com uma proteção financeira em caso de danos ao patrimônio da organização, é indicado contratar um seguro que tenha esse tipo de cobertura. Afinal, mesmo com um bom planejamento, as empresas sempre estarão sujeitas a imprevistos que podem prejudicar os negócios.

A AIG é referência global em seguros de diferentes segmentos e voltados para empresas de todos os portes. Conheça abaixo algumas soluções:

Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. A AIG oferece, além do seguro básico contra incêndio, explosão e raio, proteção adicional* contra eventos da natureza, como vendaval, alagamento e incêndios florestais. Em paralelo, é possível cobrir também outros riscos importantes, como danos elétricos, falha de maquinário industrial e o lucro cessante ou perda de receita devido à interrupção de negócios.

A importância da cobertura de lucros cessantes

O conceito de lucros cessantes está diretamente ligado ao prejuízo que envolve o valor que a vítima deixou de ganhar por conta do dano. Ou seja, a perda de receitas. No caso de empresas, essa cobertura é muito importante para situações de paralisação da operação.

A cobertura de lucros cessantes tem sua origem na constatação de que a ocorrência de um incidente pode gerar, além de danos materiais, prejuízos financeiros consequentes da paralisação ou diminuição das atividades das empresas industriais ou comerciais.

Então, a finalidade da indenização por lucros cessantes é apoiar a situação financeira da empresa após um incidente de danos materiais que tenha perturbado ou paralisado o movimento normal de seus negócios.

Os lucros cessantes podem ser aplicados em diversos setores de atuação. Por isso, existem seguros de diferentes segmentos que trazem esse tipo de cobertura, como o Seguro Patrimonial da AIG.


*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG. 
Processo SUSEP:
Patrimonial: 15414.000119/2009-34
15414.901373/2014-19
15414.901374/2014-63
O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Responsabilidade civil: o seguro como peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa"

Queda de energia e os riscos para o negócio
Leia na íntegra