Agronegócio

Seguro contra incêndio: o que é e como funciona essa proteção?

Veja como avaliar os riscos de incêndio no seu negócio
25 de novembro de 2021
Seguro contra incêndio: o que é e como funciona essa proteção?

Em qualquer negócio, independentemente do segmento, a prevenção contra incêndios é algo que está sempre na lista de cuidados. Desde grandes indústrias até pequenos comércios, além de escritórios, edifícios comerciais, escolas, hospitais, etc., toda empresa deve estar preparada para lidar com esse tipo de risco.

Ao falar de prevenção de incêndios, é fundamental ter consciência das consequências que este tipo de acidente pode ter e dos riscos que um negócio pode correr. Nos referimos aqui não apenas a danos materiais e à interrupção de atividades, mas também de indenizações por danos morais e corporais, além de outros, causados no entorno do ocorrido, caso o fogo se alastre, por exemplo.

As causas de um incêndio podem ser por diversos fatores, desde causas naturais até falha humana. Porém, esses acidentes, em sua maioria, poderiam ser evitados se as empresas adotassem programas de prevenção de qualidade, que ajudam a reduzir os riscos aos negócios.

Mas, mesmo com todos os cuidados, o risco de um incidente sempre vai existir. Por isso, possuir um seguro contra incêndios é, mais do que uma segurança, um investimento que garante a continuidade dos negócios.

O que é um seguro contra incêndio?

Uma cobertura de seguro contra incêndio visa proteger o bem segurado de possíveis danos em caso de fogo. A seguradora atua para identificar e mapear os riscos, com o objetivo de garantir a segurança do local e das pessoas presentes, trabalhando também de forma educativa na prevenção de acidentes.

Como avaliar o risco de incêndio no meu negócio?

Uma fotografia de um andar inteiro de um prédio comercial.

Ao avaliar o grau de risco de seu estabelecimento, como você o classificaria? O quanto você está ciente das ameaças “não aparentes” do seu estabelecimento? Ele possui um projeto de prevenção e combate a incêndio que proteja a vida dos seus clientes e funcionários, impeça a rápida propagação do fogo, proporcione meios de controle e extinção das chamas e facilite as condições de acesso para o Corpo de Bombeiros?

Abaixo, listamos os principais pontos de atenção para você saber como anda a prevenção a incêndio do seu negócio e o que ainda precisa ser feito para minimizar os riscos à sua segurança, de funcionários e clientes ou frequentadores:

Construção

Os revestimentos do edifício não são combustíveis e estão de acordo com as normas de prevenção e combate a incêndios homologadas pelo Corpo de Bombeiros? Como está o estado de conservação de toda a estrutura? Há isolamento vertical para evitar que o fogo suba para andares superiores?

Rede elétrica e equipamentos

As instalações passam por vistorias periódicas? E os equipamentos? É bom lembrar que algumas tragédias ocorridas no país nos últimos anos foram causadas por curtos-circuitos em aparelhos de ar-condicionado ou fiação exposta, por exemplo.

Alarme e brigada de incêndio

Uma fotografia de uma pessoa acionando uma batoeira de alarme

Em caso de emergência, há alarmes em funcionamento? Seus colaboradores estão preparados para evacuar o local se houver incêndio? Você possui um time de brigada de incêndio? Coisas simples, como telefones de emergência e extintores de incêndio estão em locais de fácil visualização? Há rotas de fuga devidamente sinalizadas e em quantidade adequada?

Sistemas de proteção

Seu estabelecimento possui hidrantes, bombas de incêndio ou sprinklers (dispositivos que liberam água em caso de temperaturas elevadas)?

Inspeção periódica

Você possui o certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros que ateste a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio?

Seguro contra incêndio

Uma fotografia de um extintor de incêndio

Você contratou uma apólice de seguro adequada? O seguro é um investimento para o seu negócio. Contar com a expertise de profissionais qualificados para a identificação dos riscos pode ajudar a elaborar uma apólice com coberturas específicas para a sua instalação. O time de Engenharia de Riscos da AIG, por exemplo, trabalha tanto na vistoria de instalações para que sejam analisados os riscos na hora da contratação do seguro, quanto na educação dos segurados para prevenção de acidentes.

Como funciona o seguro contra incêndio?

Para uma empresa proteger o seu patrimônio de incidentes como incêndios, o ideal é fazer um Seguro Patrimonial. O produto tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. É como alguém que faz o seguro de um carro, por exemplo: se acontecer algo, a pessoa não pode perder o que investiu e normalmente não tem dinheiro para comprar outro.

A mesma coisa acontece com uma empresa: em caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes, não há como se pagar o montante do prejuízo, daí a importância de se ter um seguro patrimonial.

Conheça os benefícios do seguro da AIG

A AIG é referência mundial em Seguros Patrimoniais. Além do seguro básico para incêndio, explosões e quedas de raio, a seguradora oferece coberturas complementares para catástrofes naturais, como alagamentos e vendavais, outras como incêndios causados por queimadas em zonas rurais, danos elétricos e a quebra de máquinas industriais, incluindo o lucro cessante, que é a perda de receita pela paralisação de uma atividade. O escopo de coberturas é amplo e varia em função da ocupação do segurado.

Veja abaixo alguns benefícios oferecidos pelo seguro da AIG:

Ampla capacidade para aceitação de grandes riscos

Não apenas riscos de incêndio, mas também diversos tipos de danos materiais inclusive prejuízos por fenômenos da natureza, que vão garantir a continuidade do negócio em caso de incidente.

Flexibilidade para análise e aprovação de novas coberturas

Para isso, a AIG possui uma equipe técnica especializada e focada no acompanhamento e melhoria de risco.

Expertise internacional em ofertas de coberturas

A AIG proporciona aos seus clientes um suporte hábil e compreensivo, capaz de atendê-los em qualquer lugar do mundo.

Atendimento diferenciado com soluções criativas

Equipe experiente e preparada para compreender situações específicas e sugerir soluções customizadas.

Atendimento rápido e eficiente em caso de sinistros

A AIG conta com um time especializado para regulação de sinistros patrimoniais, além de uma gama de parceiros renomados no mercado para auxiliar nossos clientes a lidar com momentos desafiadores.

Ainda não tem um seguro para resguardar o seu patrimônio? Entre em contato com o seu corretor de seguros ou com os especialistas da AIG e descubra a forma mais eficiente de proteger o seu negócio.

Leia mais artigos em nosso blog: