O que você vai ver nesse artigo:
Em qualquer atividade profissional, o trabalhador está sujeito a cometer erros. Mesmo sem intenção, essas falhas podem trazer prejuízos para a empresa ou para o próprio indivíduo. Riscos inerentes ao ofício – que, por vezes, passam despercebidos em um primeiro momento – podem trazer sérias consequências, financeiras e jurídicas, inclusive.
Quando falamos sobre engenheiros, isso requer uma atenção especial, pois é uma atividade que envolve grandes riscos. Imagine, por exemplo, a queda de uma ponte por um erro de cálculo na elaboração do projeto. É algo que, além de um alto prejuízo financeiro pelo incidente em si, pode ocasionar também danos corporais e materiais a terceiros, gerando processos judiciais contra os responsáveis.
Por isso, é importante que tanto escritórios de engenharia quanto profissionais da área tenham proteção para esses riscos envolvendo a atividade.
Por que um engenheiro precisa investir em um seguro?
Qualquer empresa ou profissional autônomo que presta serviços a terceiros estão sujeitos a processos judiciais causados por erros, mesmo que alegados, na execução do trabalho. Isso está diretamente ligado ao conceito de Responsabilidade Civil, que é o dever de reparação de um dano causado a um terceiro.
Nos casos em que o dano for ocasionado por um prestador de serviços, na condução de suas atividades ou, no caso das empresas, um empregado, um subcontratado ou até um correspondente, ela se torna RC Profissional, que é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais.
Para engenheiros ou escritórios de engenharia, ter um seguro específico de Responsabilidade Civil Profissional é fundamental para mitigar os riscos presentes no dia a dia da atividade.
Quais são os principais riscos para cada área da engenharia?
As diferentes áreas dentro da engenharia possuem riscos particulares. Confira alguns deles:
Engenharia Civil
Engloba diferentes tipos de obras, desde uma casa, até uma ponte ou um projeto de construção de uma estação de metrô, por exemplo. Então o risco varia de acordo com a atividade em si. Quanto mais complexa for a atividade, mais complexos serão os riscos envolvidos.
Um risco que sempre irá existir no caso do engenheiro civil é a possibilidade de cometer um erro no projeto. Por exemplo: calcular o ponto central de uma ponte de modo incorreto, não considerar fatores externos que podem comprometer uma construção, entre outros.
Engenharia de Produção
Um engenheiro de produção atua na gestão de projetos e otimização de processos e sistemas, envolvendo recursos humanos, materiais e equipamentos, acompanhando a produção do início ao fim na entrega de um produto ou serviço. Com diversas possibilidades de atuação no mercado, um profissional dessa área pode trabalhar no setor público, comércio, prestação de serviços, empresas de diferentes portes, indústrias, bancos, construção civil, entre outros.
Com isso, os riscos presentes na atividade também são bastante variados. Imagine, por exemplo, uma falha em um equipamento industrial causado por um erro do engenheiro responsável, paralisando toda a produção e gerando um grande prejuízo para a companhia.
Estudos de Viabilidade
São os esforços de projeto que não resultam em atos de construção. Embora raras, as reclamações podem surgir do cliente confiando em conclusões incorretas apresentadas no estudo.
Não estarão cobertas as reclamações relacionadas à previsão de retorno financeiro, como por exemplo a estimativa do fluxo de veículos para viabilizar a construção de uma rodovia com pedágio. Esses estudos carregam um risco extremamente alto por causa de sua complexidade e não são o objetivo de cobertura do produto.
Engenharia de Solos e Geotecnia
Este profissional preocupa-se com o terreno sobre o qual as estruturas são construídas. Os engenheiros geotécnicos investigam o solo e a rocha abaixo do solo para determinar suas propriedades e, em seguida, projetam fundações para estruturas feitas pelo homem construídas no solo, como edifícios ou pontes. Eles também projetam estruturas construídas em solo ou rocha.
Este é um alto risco devido à potencial perda consequente de uma construção que não é mais viável devido a problemas com suas fundações/solo. A exposição é muito alta porque os erros tendem a resultar em consequências graves, edifícios inclinados, etc.]
Conheça o Seguro RC Profissional para engenheiros
O seguro mais indicado para proteger engenheiros dos riscos causados por um erro durante a execução de sua atividade é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica).
O Seguro RC Profissional pode ser contratado por profissionais das mais diferentes áreas. Referência global em seguros diversos, a AIG conta com um clausulado (conjunto das cláusulas de um contrato de seguros) específico voltado para engenheiros e arquitetos, o que permite oferecer um produto customizado, com amplas coberturas* que proporcionam a tranquilidade necessária para a execução dos serviços.
Os benefícios de contratar o seguro RC Profissional da AIG
Com um clausulado específico voltado para engenheiros e arquitetos, o Seguro RC Profissional da AIG cobre possíveis falhas no projeto ou na sua supervisão. Qualquer erro técnico dentro do projeto (desde que prejudique terceiros) é coberto pelo seguro.
O seguro não considera apenas a indenização final como parte das coberturas, mas também atua na mitigação do risco para evitar um potencial sinistro iminente. Por exemplo: após uma obra concluída, o escritório de engenharia civil responsável por ela realiza uma segunda supervisão e descobre uma falha no projeto, o que gera um grande risco de acidente. Neste caso, é possível acionar a seguradora, utilizando a cobertura de custo emergencial. Será feito o ajuste necessário no projeto, gerando um custo bem menor do que em caso de sinistro. Esse é um exemplo de como o seguro pode auxiliar um escritório ou profissional de engenharia na gestão de riscos.
Coberturas para engenheiros
O seguro da AIG cobre prejuízos financeiros decorrentes de falhas profissionais do segurado. Um escritório de engenharia, por exemplo, pode ainda ter mais de uma apólice do seguro: uma anual e global (protegendo todas as obras) e outra para projetos específicos, que eventualmente necessite de um limite maior de cobertura e vigência que contemple todo o período da obra.
Confira abaixo algumas das principais coberturas e diferenciais do Seguro RC Profissional da AIG:
- Responsabilidade civil: por ato, erro ou omissão profissional (inclusive solidária).
- Custos de defesa: ajuda com honorários advocatícios, dentro do limite total da apólice.
- Acordos: seja por parte da empresa ou do profissional.
- Reclamações: judiciais ou extrajudiciais.
- Danos Morais: ofensa à honra, à profissão, ao nome, a imagem, dentre outros, sem necessidade de ocorrer prejuízo econômico.
- Prazo Adicional para apresentar reclamação: Prazo adicional oferecido pela seguradora, em caso de não renovação, para apresentar reclamações de atos danosos ocorridos durante a vigência da apólice.
- Restituição de imagem: Gestão da crise de imagem caso ocorra prejuízo à reputação da empresa ou do profissional.
Portanto, o seguro de RC Profissional da AIG poderá ser o conforto para que o engenheiro ou o escritório de engenharia não seja pego de surpresa e tenha que arcar com gastos que podem ser extremamente danosos ao seu patrimônio.
*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.
_