Agronegócio

O que é Responsabilidade Civil Profissional? Veja a importância do seguro em diferentes áreas de atuação

Seja uma empresa ou um profissional, é fundamental incluir a gestão de riscos no seu planejamento financeiro, confira o que é o seguro de responsabilidade civil profissional.
18 de junho de 2021
O que é Responsabilidade Civil Profissional? Veja a importância do seguro em diferentes áreas de atuação

No mercado de trabalho, qualquer pessoa está sujeita a cometer erros, independentemente da área de atuação. Mesmo sem intenção, essas falhas podem trazer prejuízos para a empresa ou para o próprio profissional, no caso dos trabalhadores autônomos.

Riscos inerentes ao ofício – que, por vezes, passam despercebidos em um primeiro momento – podem trazer sérias consequências, financeiras e jurídicas, inclusive.

Qualquer empresa ou profissional autônomo que presta serviços a terceiros estão sujeitos a processos judiciais causados por erros na execução do trabalho.

Como é impossível eliminar tais riscos, é importante incluir esse fator no planejamento financeiro. Afinal, uma reclamação (mesmo quando infundada) pode gerar despesas repentinas e não previstas, sendo que a melhor forma de evitar esse impacto é transformá-la em uma despesa previsível.

O que é Responsabilidade Civil Profissional?

Em resumo, a Responsabilidade Civil é o dever de reparação de um dano causado. A diferença desta para a Responsabilidade Civil Profissional é somente uma: o causador do dano.

Se torna Responsabilidade Civil Profissional se quem causou o dano foi um profissional, na condução de suas atividades ou, no caso das empresas, um empregado, um subcontratado ou até um correspondente.

Portanto, a Responsabilidade Civil Profissional é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais. Essa obrigação pode levar a dois grandes tipos de perdas ao profissional:

Despesas com a sua defesa em um processo

Para garantir que não seja responsabilizado por danos de maneira indevida.

Gastos com o pagamento de indenização ao terceiro prejudicado

Muitas vezes acrescido de juros e correção monetária.

O que é o seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro de responsabilidade civil, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica).

É uma proteção fundamental, principalmente para quem tem um caixa pequeno, pois sem ela uma empresa pode até quebrar.

Quem pode contratar o seguro?

Praticamente todas as áreas de atuação profissional estão cobertas pelo Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da AIG, seja para amparar a empresa ou para resguardar o profissional autônomo.

Destacamos abaixo as profissões que, historicamente, mais contratam esse tipo de seguro:

– Advogados;

– Corretores de seguros;

– Corretores de imóveis;

– Engenheiros- Arquitetos;

– Agentes de viagem;

– Profissionais de tecnologia.

Além disso, a cada momento surgem novas profissões nas mais variadas áreas. Nos últimos anos, estudos colocaram as ocupações em tecnologia, dados, marketing digital e serviços no topo da lista quando falamos em profissões emergentes. E é importante que os profissionais que atuam nessas atividades tenham consciência de que não estão isentos de riscos.

São vários os exemplos em que cabem a responsabilidade civil, seja na lista das profissões emergentes ou fora dela. Por isso, é importante olhar caso a caso, entender a necessidade da profissão, contratando um seguro que deixe a operação e o próprio profissional mais tranquilo.

O Podcast Negócio Seguro AIG Play produziu um episódio exclusivo sobre o tema, para mostrar como identificar riscos profissionais em cargos emergentes e as dicas para prevenir perdas.

Quais são as coberturas do Seguro RC Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da AIG oferece amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados. É um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam a tranquilidade necessária para a execução de serviços.

Confira quais são as principais coberturas:

Responsabilidade civil

Por ato, erro ou omissão profissional (inclusive solidária).

Acordos

Seja por parte da empresa ou do profissional.

Reclamações

Judiciais ou extrajudiciais.

Custos de defesa

Incluindo honorário de advogados.

Prazo complementar para reclamação

Incluindo prazo complementar para reclamação.

Além disso, o cliente AIG também pode contratar algumas extensões dentro da cobertura do Seguro RC Profissional, como danos por falha de subcontratado, custos de restituição de imagem e danos morais.

Portanto, o seguro poderá ser o conforto para que o cliente não seja pego de surpresa e tenha que arcar com gastos que podem ser extremamente danosos ao seu negócio, principalmente quando falamos dos profissionais autônomos, empresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Leia mais artigos em nosso blog: