Indústria

O que é Responsabilidade Civil Profissional? Conheça a importância deste seguro

Seguro oferece proteção para empresas e profissionais.
13 de dezembro de 2023
O que é Responsabilidade Civil Profissional? Conheça a importância deste seguro

No mercado de trabalho, qualquer pessoa está sujeita a cometer erros, independentemente da área de atuação. Mesmo sem intenção, essas falhas podem trazer prejuízos para a empresa ou para o próprio profissional, no caso dos trabalhadores autônomos.

Riscos inerentes ao ofício – que, por vezes, passam despercebidos em um primeiro momento – podem trazer sérias consequências, financeiras e jurídicas, inclusive.

Qualquer empresa ou profissional autônomo que presta serviços a terceiros estão sujeitos a processos judiciais causados por erros na execução do trabalho.

Como é impossível eliminar tais riscos, é importante incluir esse fator no planejamento financeiro. Afinal, uma reclamação (mesmo quando infundada) pode gerar despesas repentinas e não previstas, sendo que a melhor forma de evitar esse impacto é transformá-la em uma despesa previsível.

O que é Responsabilidade Civil Profissional?

Em resumo, a Responsabilidade Civil é o dever de reparação de um dano causado. A diferença desta para a Responsabilidade Civil Profissional é somente uma: o causador do dano.

Se torna Responsabilidade Civil Profissional se quem causou o dano foi um profissional, na condução de suas atividades ou, no caso das empresas, um empregado, um subcontratado ou até um correspondente.

Portanto, a Responsabilidade Civil Profissional é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais. Essa obrigação pode levar a dois grandes tipos de perdas ao profissional:

  • Despesas com a sua defesa em um processo: Para garantir que não seja responsabilizado por danos de maneira indevida.
  • Gastos com o pagamento de indenização ao terceiro prejudicado: Muitas vezes acrescido de juros e correção monetária.

O que é o seguro de Responsabilidade Civil Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro de responsabilidade civil, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica).

É uma proteção fundamental, principalmente para quem tem um caixa pequeno, pois sem ela uma empresa pode até quebrar.

Quais são as coberturas do Seguro RC Profissional?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da AIG oferece amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados. É um produto customizado, com amplas coberturas que proporcionam a tranquilidade necessária para a execução de serviços.

Confira quais são as principais coberturas:

Responsabilidade civil

Por ato, erro ou omissão profissional (inclusive solidária). A garantia de responsabilidade solidária assegura ao cliente o pagamento das perdas (incluindo os custos de defesa), decorrentes de qualquer reclamação de terceiros.

Acordos

Seja por parte da empresa ou do profissional. Cada segurado deverá contestar e se defender em qualquer reclamação apresentada contra eles. A seguradora terá o direito de participar ativamente em tal defesa e na negociação de um acordo que envolva ou aparente ser provável que envolva ou possa envolver o segurado.

Reclamações

Judiciais ou extrajudiciais. O seguro cobre também reclamações futuras de terceiros prejudicados. Essa é uma cobertura* muito importante, pois uma reclamação (mesmo quando infundada) pode gerar despesas bastante elevadas.

Custos de defesa

São todas as custas judiciais e despesas, incluindo honorário de advogados. Isso traz tranquilidade para o cliente, pois muitas vezes um profissional ou mesmo uma empresa de pequeno porte não tem condições de arcar com esses custos.

Prazo complementar para reclamação

É o período adicional para apresentação de reclamações dos serviços realizados dentro do período de vigência da apólice ou da data retroativa de cobertura.

Quem pode contratar o seguro?

Praticamente todas as áreas de atuação profissional estão cobertas pelo Seguro de Responsabilidade Civil Profissional da AIG, seja para amparar a empresa ou para resguardar o profissional autônomo.

Destacamos abaixo as profissões que, historicamente, mais contratam esse tipo de seguro:

  • Serviços Advogados
  • Serviços de Agentes de Viagem
  • Serviços de Certificação Digital
  • Serviços de Consultoria em Tecnologia da Informação;
  • Serviços Contábeis
  • Serviços de Corretagem de Seguros
  • Serviços de Despacho Aduaneiro
  • Serviços de Intermediários de Jogadores de Futebol
  • Serviços Notariais e Registros
  • Serviços Profissionais de Administração de Imóveis / Síndico
  • Serviços Profissionais de Arquitetura e Engenharia
  • Serviços Profissionais de Arquitetura e Engenharia para projeto específico
  • Serviços Profissionais de Consultoria de Gestão Empresarial
  • Serviços Profissionais de Mídia
  • Serviços de Telecomunicação
  • Serviços de Terceirização
  • Serviços Veterinários
  • Vistoria veicular – análise de sistemas e componentes, como pneus, amortecedores, escapamento, rodas, molas, bateria, suspensão e freios, análise e informações sobre a procedência lícita ou não do chassi, motor, câmbio e estrutura dos veículos
  • Serviço de ensino ou instrução por meio de atividades de ensino em todos os níveis educacionais

Uma imagem que ilustra um advogado ao fundo com uma mesa cheia de documentos e canetas em primeiro plano com destaque para a estátua da justiça cega simbolizando a importância de se precaver à riscos com o seguro de responsabilidade civil profissional

Além disso, a cada momento surgem novas profissões nas mais variadas áreas. Nos últimos anos, estudos colocaram as ocupações em tecnologia, dados, marketing digital e serviços no topo da lista quando falamos em profissões emergentes. E é importante que os profissionais que atuam nessas atividades tenham consciência de que não estão isentos de riscos.

São vários os exemplos em que cabem a responsabilidade civil, seja na lista das profissões emergentes ou fora dela. Por isso, é importante olhar caso a caso, entender a necessidade da profissão, contratando um seguro que deixe a operação e o próprio profissional mais tranquilo.

O Podcast Negócio Seguro AIG Play produziu um episódio exclusivo sobre o tema, para mostrar como identificar riscos profissionais em cargos emergentes e as dicas para prevenir perdas.

Por que contratar o seguro de Responsabilidade Civil Profissional da AIG?

A AIG é referência em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, contando com o conhecimento dos especialistas em riscos mais renomados do mercado.

Além das coberturas tradicionais, o cliente AIG também pode contratar algumas extensões dentro da cobertura do Seguro RC Profissional, como danos por falha de subcontratado, custos de restituição de imagem e danos morais.

Portanto, o seguro poderá ser o conforto para que o cliente não seja pego de surpresa e tenha que arcar com gastos que podem ser extremamente danosos ao seu negócio, principalmente quando falamos dos profissionais autônomos, empresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Leia mais artigos em nosso blog:

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Responsabilidade civil: o seguro como peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa"

O que é Responsabilidade Civil Profissional? Conheça a importância deste seguro
Leia na íntegra