Indústria

Você sabe o que são máquinas de linha amarela? Conheça mais sobre elas

A linha de máquinas pesadas auxilia em diversos processos nas áreas de construção civil, agronegócio e terraplanagem
8 de outubro de 2021
Você sabe o que são máquinas de linha amarela? Conheça mais sobre elas

Conhecida pela cor amarela e por serem equipamentos pesados, a linha amarela é composta por diversas máquinas que auxiliam em processos como construção civil, agronegócio e terraplanagem.

O setor está em alta no Brasil: em 2020, por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), houve um aumento de 22% na venda de máquinas amarelas, na comparação com o ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela mineração e pelo agronegócio, áreas onde a linha amarela é amplamente utilizada.

O que são máquinas de linha amarela?

As máquinas da linha amarela são aquelas que atuam com diferentes aplicações entre elas construção civil, movimentação de terra, armazenagem, operações de limpeza e mais infinitas aplicações em diferente setores econômicos.

Elas possuem componentes que estão sempre sujeitos ao desgaste causado por pedras, asfaltos e demais materiais presentes em operações do tipo. Por isso, a robustez dessas máquinas é necessária, para suportar o impacto e as cargas e demandas diárias.

Uma imagem que ilustra um trator de linha amarela

Por que as máquinas pesadas são pintadas de amarelo?

As máquinas pesadas são pintadas de amarelo para auxiliar na sua visualização durante sua operação, uma vez que ela é mais sensível ao olho humano, facilitando assim a visibilidade, pois até quem está mais distante consegue observá-las. Além disso, é necessário muito cuidado para manusear esses equipamentos, sendo fundamental garantir a segurança do operador da máquina e também de terceiros.

Quais são as máquinas de linha amarela mais conhecidas?

As máquinas de linha amarela mais conhecidas são: retroescavadeiras, empilhadeiras, tratores, escavadeiras e motoniveladores. Porém, existem diversos outros modelos no mercado. E, cada vez mais, esses equipamentos têm evoluído com o auxílio de novas tecnologias.

Quais são as vantagens de utilizar máquinas pesadas nas construções?

Utilizar máquinas pesadas nas construções traz muitos benefícios, como o fato de existir equipamentos e máquinas para cada etapa da obra, o que amplia a produtividade e permite otimizar o tempo da entrega final, minimizando também os riscos da operação.

Conheça as funções das máquinas de linha amarela

A linha de máquinas amarelas é completa, existindo equipamentos para cada função e fase da obra. Confira abaixo as principais funções deles em cada segmento:

Construção civil

Sendo essencial para o desenvolvimento das cidades, o processo de construção civil é realizado através de máquinas pesadas, escavadeiras hidráulicas para escavar grandes profundidades, rolos compactadores que auxiliam na compactação do solo e superfície, além das motoniveladoras, que preparam e nivelam o solo, entre outras máquinas.

Agronegócio

Muito utilizada no agronegócio, as retroescavadeiras são máquinas grandes e fortes, fundamentais para abrir valas, desassoreamento, transporte de matérias e limpeza de campo.

Terraplanagem

O processo de terraplanagem visa nivelar um terreno, podendo colocar ou remover terra, de maneira a preparar o solo para iniciar a construção conforme o projeto. Para isso são utilizados equipamentos como escavadeira hidráulica, que remove grande quantidade de terra em poucos minutos, ou a motoniveladora, que é responsável por espalhar a terra e nivelar o terreno. Para o processo de terraplanagem existem diversas outras máquinas da linha amarela que desenvolvem outros processos complementares.

Em casos de perdas ou danos nas máquinas, existe algum seguro?

Ao mesmo tempo em que as máquinas da linha amarela se desenvolvem cada vez mais, especialmente na tecnologia embarcada, elas também se tornam um ativo de maior valor. Por isso, é fundamental que os proprietários desses equipamentos estejam sempre atentos em se proteger dos eventuais incidentes que podem ocorrer e, assim, evitar grandes prejuízos.

A AIG possui o Seguro RD Equipamentos Linha Amarela, que ampara os danos resultantes de causas externas acidentais, assim como incêndios de qualquer natureza e roubo ou furto qualificado, durante sua operação, traslado e estadia. São objetos deste seguro máquinas como retroescavadeiras, tratores, carregadeiras, entre outros.

Com diversas coberturas, o Seguro RD Equipamentos Linha Amarela atende quase todos os serviços profissionais, com um produto customizado para cada necessidade.

Para saber mais detalhes sobre o tema, ouça o episódio do Podcast Negócio Seguro AIG Play falando sobre os principais seguros para proteger a sua obra.

Leia mais artigos em nosso blog