Serviços e Comércio

Riscos na construção civil: saiba quais são e como evitar

Entenda a importância do seguro para a proteção contra incidentes durante obras
3 de dezembro de 2021
Riscos na construção civil: saiba quais são e como evitar

Quando falamos em construção civil, qualquer operação é algo complexo e que envolve diversos agentes, como empresas, fornecedores e prestadores de serviço. Por isso, é muito importante estar atento aos riscos inerentes à essa atividade, pois eles podem causar não apenas prejuízos para um a empresa que executa determinada obra, mas a toda cadeia de fornecedores, projetistas e empreiteiras envolvidos no processo e até mesmo pessoas que estejam nas regiões próximas ao empreendimento.

Em caso de algum incidente, o responsável teria um grande prejuízo com indenizações, questões jurídicas, perdas materiais e, mais que isso, eventuais perdas de vidas – em um cenário mais trágico. Então, para evitar esses problemas, o primeiro passo é fazer um bom planejamento para minimizar os riscos.

O que são riscos na construção civil?

Existem diversos incidentes que podem ocorrer durante atividades como uma obra: desde a danificação de um equipamento ou estrutura, acidentes com trabalhadores ou terceiros, e até mesmo danos ao meio ambiente. Por isso, é fundamental estar atento a todos esses riscos e se proteger em caso de incidentes.

Quais são os principais riscos na construção civil?

Veja quais são os principais riscos a que uma obra está sujeita e para os quais você deve estar preparado sempre antes de iniciar qualquer trabalho:

Uma fotografia de dois homens trabalhando numa obra.

Morte e invalidez de empregado

Infelizmente ocorre com certa frequência, e o valor das indenizações cresce todos os anos.

Danos materiais decorrentes de fundações

É um ponto de atenção, pois pode gerar prejuízos de alto valor.

Falhas no Projeto

Por algum equívoco do engenheiro calculista, arquiteto ou outro profissional, os erros inerentes aos projetos são os maiores causadores de prejuízos financeiros, impactando não somente o orçamento da obra, mas também atrasos no cronograma.

Danos corporais causados a terceiros

Pode acontecer em todo tipo de obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O prejuízo pode atingir inúmeros terceiros, a depender da natureza e proporção do incidente.

Falhas de Supervisão / Gerenciamento / Administração das Obras

Sabemos que todos somos humanos e suscetíveis a erros. Os responsáveis por estas atividades geralmente não conseguem verificar todas as frentes de serviços que estão sendo executadas simultaneamente durante as obras.

Perdas financeiras causadas pela interrupção de negócios

Imagine o tamanho do seu prejuízo se tiver de paralisar a sua obra.

Danos materiais causados aos vizinhos da obra

Qualquer acidente vai lhe fazer gastar mais tempo e recursos para cuidar também do que está no seu entorno.

Como evitar os riscos na construção civil?

Identificar os riscos e se prevenir deles é fundamental para se proteger. Imagine o seguinte exemplo: durante uma obra em uma via pública, ocorre um acidente com uma estrutura, que cai, atingindo operários e também veículos e pessoas que estão passando pela rua. Além da paralisação da obra, um incidente como esse causaria danos corporais e materiais a funcionários e terceiros.

Uma fotografia de um prédio em construção.

Empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a reparar danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é o que chamamos de responsabilidade civil. Isso se aplica também à construção civil. Assim, durante a execução de uma obra, caso seja causado um dano a um terceiro, sua empresa será responsabilizada e terá de arcar com os custos de reparo do ocorrido. É nesses casos que a maioria das empresas acaba prejudicada ou encerra de vez os seus negócios, justamente por não ter se precavido contra esse tipo de ocorrência.

Mesmo tomando todas as precauções, qualquer operação na construção civil sempre estará sujeita a incidentes. Por isso, ter um seguro para se proteger de qualquer imprevisto é fundamental para a continuidade dos negócios.

Quais seguros protegem dos riscos na construção civil?

A AIG oferece diversos seguros que podem ser utilizados na proteção tanto de empresas quanto de profissionais durante as operações ligadas à construção civil. Veja abaixo alguns deles:

Seguro Ambiental Obras

Uma fotografia de dois homens conversando numa obra

Um fator que não costuma chamar tanto a atenção na realização de uma obra são os riscos ambientais durante a execução dos trabalhos. Em uma operação deste tipo, existe um potencial de contaminação de solo, água superficial e subterrânea, e ar, além de danos a recursos naturais, uma vez que as obras podem ocorrer perto de áreas de proteção ambiental, por exemplo, em obras de duplicação de rodovias, além de rios e mares, como obras de dragagem, portuárias, entre outras.

Por isso, é importante avaliar a contratação de seguros específicos para situações de poluição ambiental, como o Seguro Ambiental Obras e Prestação de Serviços, que protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais, ambientais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.

O seguro, além de oferecer proteção financeira, garante, por meio de parcerias com empresas especializadas, todo suporte emergencial em caso de incidente, não só na remediação do acidente, mas inclusive na gestão da crise do ponto de vista da comunicação.

Seguro de Responsabilidade Civil Geral para Obras

Dentro do segmento de Responsabilidade Civil existe o seguro específico RC Obras, que oferece ao cliente a possibilidade de contratar um produto de acordo com a sua complexidade, pelo período específico do projeto por exemplo, e caso ocorra algum atraso na execução, prorrogar esse tempo conforme sua necessidade.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional respalda os profissionais envolvidos na obra como, engenheiros, arquitetos e outras pessoas que possam estar supervisionadas ou gerenciadas por eles considerando possíveis erros, falhas ou omissões não somente na elaboração dos projetos (básicos e/ou executivos), mas também no acompanhamento das obras, por exemplo. A cobertura oferece amparo para cobrir além dos custos de defesa em ações judiciais, indenizações materiais como mão de obra para reparar o dano, lucros cessantes e outros prejuízos que possam ser indenizados.

Seguro para máquinas e equipamentos

Um item de suma importância que deve ser colocado na lista de prioridades em uma obra é o do uso de máquinas e equipamentos. Essenciais em toda a operação, elas muitas vezes sofrem acidentes e a consequente suspensão dos trabalhos.

Para se proteger de prejuízos causados por esse tipo de incidente, existe o seguro de Riscos Diversos para equipamentos, que traz cobertura para danos a máquinas da linha amarela (utilizadas em construções), como retroescavadeiras, tratores, entre outras, resultantes de causas externas acidentais durante a operação ou traslado, como incêndio, choque, colapso, furto qualificado, eventos da natureza, danos elétricos e ainda operações de içamento e próximas da água, assim como em arrendamentos e empréstimos a terceiros e perda ou pagamento de aluguel e despesas com contenção e salvamento.

Para saber mais detalhes sobre o tema, ouça o episódio do podcast Negócio Seguro AIG Play sobre os riscos na construção civil e os principais seguros para proteger a sua obra.

Leia mais artigos em nosso blog:

_