Serviços e Comércio

A importância do Seguro D&O para empresas familiares

Com grandes riscos na operação administrativa, é fundamental para os executivos contarem com a proteção ao patrimônio
22 de julho de 2022
A importância do Seguro D&O para empresas familiares

A administração de uma empresa familiar envolve diversas particularidades. Nesse tipo de organização, é muito comum que o patrimônio da companhia se confunda com o patrimônio pessoal dos sócios diretores e administradores.

Primeiramente, vale contextualizar o que é uma empresa familiar: quando o capital social é familiar, ou seja, o seu quadro societário é formado por pessoas de uma mesma família. Atualmente, as empresas familiares representam mais de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial e são responsáveis por gerar quase 80% dos empregos em todo o mundo.

Uma fotografia de um homem e uma mulher olhando um tablet juntos

O estudo “Family Business Index 2021”, realizado pela consultoria EY, demonstrou que as 500 maiores companhias familiares do mundo somam cerca de US$ 7,28 trilhões em receitas por ano. Já no Brasil, cerca de 90% das empresas são familiares e correspondem a cerca de 40% do PIB nacional.

Muitos costumam relacionar empresas familiares a companhias pequenas, o que é um engano. Afinal, existem organizações de estrutura familiar dos mais diferentes portes e segmentos da economia.

De modo geral, as empresas familiares têm buscado modernizar sua governança, adotando boas práticas de gestão e evoluindo em questões administrativas.

Uma fotografia de duas mulheres vendo um tablet juntas

Um ponto fundamental quando falamos em gestão corporativa é a proteção do patrimônio da companhia e dos próprios executivos e administradores.

Uma das ferramentas de auxílio para planejamento e mitigação de riscos é o Seguro de D&O (Directors & Officers, na sigla em inglês), que visa garantir tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas, com coberturas para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.

Uma fotografia de equipe juntando as mãos para um grito de guerra

Em muitos casos, uma empresa familiar não conta com um departamento jurídico estruturado e em casos de acionamento por parte da justiça, surge a necessidade de contratar advogados externos que eventualmente acabam se mostrando mais custosos do que a contratação da própria apólice. Em casos como este, o Seguro funciona como uma ferramenta de auxílio, oferecendo amparo e reembolso de todos os emolumentos, honorários advocatícios, honorários periciais, custas judiciais e demais despesas de defesas.

Para saber mais sobre como essa solução pode auxiliar as empresas familiares, baixe gratuitamente o E-book “A importância do Seguro D&O para empresas familiares”.

Leia mais artigos em nosso blog:

_