Agronegócio

Gestão do Agronegócio: Quais os principais riscos que podem acontecer?

Conheça os desafios enfrentados na gestão do agronegócio e como minimizar seus riscos com seguros especializados
10 de maio de 2023
Gestão do Agronegócio: Quais os principais riscos que podem acontecer?

O Brasil é um dos principais players do mercado global de soft commodities. A gestão de riscos no agronegócio é fundamental para garantir esse desenvolvimento e crescimento. O país vive um momento de crescimento do setor com produção e exportação recordes. No entanto, a agricultura está sujeita a fatores como clima, mercados, inflação e outras mudanças. Uma boa gestão de riscos no agronegócio, portanto, prepara produtores e comerciantes para enfrentar esses desafios e minimizar o potencial de resultados negativos.

O primeiro passo para implementar uma gestão adequada de riscos na gestão do agronegócio é entender o real conceito de risco no setor. Portanto, qualquer evento incerto quanto à probabilidade de ocorrência, que possa afetar a colheita ou a produção, é considerado um fator de risco. O risco é, portanto, tratado como incerteza.

O que é Seguro Cibernético?

O Seguro Cibernético é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

O seguro, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo. É importante ressaltar que companhias com ambiente cibernético seguro têm mais facilidade para contratar o seguro, que agirá como última linha de defesa para a proteção financeira da empresa.

A AIG é pioneira no mundo em soluções de seguros para minimizar o impacto de ataques cibernéticos em empresas e oferece como diferencial um pacote de ações para identificação prévia de vulnerabilidades e implementação de mediadas de segurança para as empresas, como o Canal de Primeira Resposta a ataques cibernéticos operado pela Deloitte, criado para reportar incidentes cibernéticos emergenciais.

Os principais riscos cibernéticos na Gestão do Agronegócio e como se proteger

Como um setor cada vez mais pujante e automatizado, o agronegócio entrou na mira dos cibercriminosos. Os processos dentro do meio agro estão sendo, cada vez mais, desenvolvidos com uso de tecnologias que funcionam através de ferramentas digitalizadas. Esse fator, possibilita que alguns processos passem a ser alvos de crimes cibernéticos que influenciem diretamente na produção. Um dos grandes riscos do agronegócio digital hoje é, por exemplo, a indisponibilidade do sistema. No caso de ações criminosas, no intuito de forçar o agricultor a pagar pelo resgate do sistema, pode ser que o acesso a este fique indisponível. Assim, podem ocorrer perdas irreversíveis dentro da safra, impactando a colheita ou o plantio, o que gera danos severos às operações.

Embora isso pareça ser um risco imediato apenas para grandes players do mercado, fabricantes menores também estão se tornando alvos de cibercriminosos à medida que cadeias de produção inteiras são digitalizadas.

Máquina agrícola colhendo plantação de trigo referente ao seguro no agronegócio

O que significa Seguro de RD Equipamentos?

A AIG oferece o Seguro RD Equipamentos, que cobre danos aos seus equipamentos decorrentes de fatores externos, causas repentinas e inesperadas durante a operação, estada e viagens. Além das coberturas básicas, também é possível contratar de acordo com as características e atividades do cliente. O seguro é baseado no princípio de substituição de ativos. Além disso, dispositivos com valores significativos, como as linhas verde e amarela, não devem ser operados sem a proteção necessária.

Seguro de RD Equipamentos e como garantir a integridade de máquinas agrícolas e outros equipamentos

Com o avanço da tecnologia, nenhum dispositivo está livre de riscos. Para clientes que já possuem seguro, é importante manter contato com o corretor para garantir que o limite de cobertura contratado seja o valor correto de acordo com o preço atualizado da máquina agrícola. O aumento dos preços dos dispositivos significa que os clientes e segurados precisam assumir mais responsabilidade ao determinar a cobertura do seguro. É importante avaliar e atualizar adequadamente os valores conforme necessário.

Após um ano, os preços dos carros novos da mesma marca serão atualizados de acordo com a tabela FIPE. Isso é diferente para o seguro de equipamentos, pois não há um gráfico de comparação para determinar o valor de mercado. No momento do acidente, é realizada uma investigação direcionada que visa verificar a idade, o estado e e as condições da máquina. Todos esses fatores ajudam a determinar o valor da compensação. Por isso, é recomendado que haja consciência sobre a importância desse fato.

É fundamental que o patrimônio físico esteja protegido. Procure o seu corretor de seguros ou entre em contato conosco para saber mais sobre o Seguro Patrimonial AIG e suas coberturas. Investir em um seguro sai mais barato do que arcar com os prejuízos de um incidente.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas"

Gestão do Agronegócio: Quais os principais riscos que podem acontecer?
Leia na íntegra