Agronegócio

O que são máquinas agrícolas? Conheça os principais tipos

Veja a importância de possuir um seguro para esses equipamentos
16 de novembro de 2021
O que são máquinas agrícolas? Conheça os principais tipos

A tecnologia é fundamental para a agricultura, pois através dela as máquinas se tornam cada mais modernas, versáteis e rápidas, aumentando a produtividade.

Com o avanço da tecnologia, é possível extrair o máximo desses equipamentos – tratores, plantadeiras, colhedoras de cana e algodão, colheitadeiras, pulverizadores, entre outros -, o que exige também que alguns cuidados sejam tomados.

Qualquer falha pode comprometer a sua utilização e acarretar incidentes dos mais variados. Por isso, o agricultor não deve deixar de proteger os seus equipamentos.

Mas, antes de pensar na proteção, é importante conhecer os detalhes sobre esses equipamentos, como os principais tipos e funções de cada um deles.

O que são máquinas agrícolas?

As máquinas agrícolas surgiram a partir de uma necessidade de aumentar a produtividade no campo, sendo capazes de desenvolver diferentes operações agrícolas. Existem diversos tipos de máquinas agrícolas: a que prepara o solo, a de semeadura, de plantio e transplante, coleta e aplicação de adubos e fertilizantes.

Qual a diferença entre máquinas e implementos agrícolas?

Os implementos agrícolas são equipamentos externos ligados a um sistema de tração, como por exemplo um trator. Visa melhorar a função da máquina, realizando mais funções. Com o avanço tecnológico, tivemos a criação de diversos implementos agrícolas, como arados, grades, adubadoras, ceifadeiras, enxadas rotativas, semeadoras e muitos outros.

Conheça as principais máquinas e implementos agrícolas

Os equipamentos agrícolas são essenciais para facilitar e aumentar a produtividade no campo. Atualmente existem diversas máquinas e implementos que auxiliam em diversos processos do trabalho no campo.

Confira quais são alguns desses equipamentos e suas finalidades:

Trator

Uma fotografia que ilustra um trator agrícola

Sua função é dar propulsão motora, para implementos que executarão algum tipo de trabalho mais específico, como por exemplo aração do solo e prepará-lo para o plantio.

Semeadora

Uma fotografia que ilustra um homem e um semeadora agrícola

É o implemento que acoplado aos tratores tem a função de abrir espaços no solo e distribuir as sementes em quantidades corretas no solo.

Plantadora

Uma fotografia que ilustra uma plantadora agrícola

Tem função similar de uma semeadora, porém focada no plantio de mudas, sendo capaz de realizar o plantio de fragmentos vegetativos das plantas, depositando na terra.

Colheitadeira

Uma fotografia que ilustra uma colheitadeira agrícola

Sua função é realizar a colheita de cereais e grãos de maneira ágil. As colheitadeiras também são capazes de diferenciar os tipos de cereais, separá-los e realizar a limpeza das sementes.

Pulverizadores

Uma fotografia que ilustra um pulverizador agrícola

Eles têm a função de controlar as pragas e insetos, aplicando defensivos, inseticidas e fertilizantes, geralmente líquidos.

Arados

São utilizados no primeiro preparo do solo. O objetivo deste equipamento é revirar o solo para que as plantas localizadas na parte superior fiquem enterradas, além de contribuir para a infiltração da água.

Grades

Assim como os arados, as grades também são usadas no preparo do solo. Este equipamento tem o objetivo de melhorar as condições de semeadura, germinação e desenvolvimento das plantas das lavouras.

Quais são os benefícios das máquinas agrícolas?

Com o avanço da tecnologia, as máquinas agrícolas oferecem cada vez mais benefícios para o agronegócio, um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Confira alguns desses benefícios:

Otimização de tempo e recursos

O uso de equipamentos cada vez mais modernos possibilita a economia de tempo e recursos, otimizando a produção agrícola.

Maior controle de qualidade

Robótica, inteligência artificial e internet das coisas são algumas das tecnologias que atualmente estão presentes nesses equipamentos e implementos, proporcionando a automação dos processos agrícolas e, consequentemente, um maior controle de qualidade na produção.

Maior produtividade

Toda essa evolução tem o objetivo principal de trazer maior produtividade para todo o processo, fazendo com que os produtores rurais tenham capacidade para atender à crescente demanda do setor.

Conheça o seguro da AIG para máquinas agrícolas

Dentro do segmento de riscos de equipamentos, a AIG oferece o Seguro de Equipamentos da Linha Verde. Também conhecido como Seguro de Benfeitoria, o produto é voltado para máquinas e equipamentos de uso agrícola e florestal (linha verde), que não tenham sido dados em garantia de crédito rural, amparando os danos resultantes de causas externas acidentais, assim como incêndios de qualquer natureza e roubo/furto qualificado, durante sua operação, traslado e estadia. São objetos deste seguro máquinas como colheitadeiras, plantadeiras, tratores, pulverizadores, entre outros.

O Seguro de Equipamentos da Linha Verde é destinado para produtores rurais, locadoras de equipamentos, empresas de atividades florestais, montadoras, entre outros que atuam neste segmento.

Além das coberturas básicas, este seguro da AIG também oferece diversas coberturas adicionais, como amparo em casos de danos elétricos, alagamento e inundação, pagamento ou perda de aluguel, além de montagem e desmontagem.

Investir em um seguro para o seu equipamento de Linha Verde é garantir que incidentes não comprometam o bom andamento do seu negócio no campo.

Leia mais artigos em nosso blog: