Agronegócio

ESG em 20 minutos: qual é a relação com a gestão de riscos?

17 de dezembro de 2021
ESG em 20 minutos: qual é a relação com a gestão de riscos?

O mundo já passou por diversas tendências que ditaram o crescimento exponencial e, ao mesmo tempo, o declínio de negócios e empresas. Em meados de 2016, as corporações começaram a vivenciar as tendências das regulamentações e proteção de dados na internet com a GDPR – Regulamento Geral de Proteção de Dados europeu. Hoje, diversas nações já contam com suas regulamentações de proteção de dados implementadas, inclusive com a aplicação de multas e impeditivos. Hoje, quem não está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira, por exemplo, está “fora do jogo”.

Da mesma forma, nos últimos anos, uma nova tendência chamada ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução do Inglês) têm colocado novas diretrizes para que as empresas possam ser sustentáveis no futuro. Não no sentido do risco ambiental isolado, mas tudo o que envolve a preocupação com negócios que gerem menos impacto ao meio ambiente, que coloque em pauta questões de diversidade, equidade, inclusão e responsabilidade civil corporativa, além da gestão consciente dos riscos e práticas responsáveis que contribuam para o bem da sociedade.

Neste contexto, gestão de riscos, seguros e ESG nunca estiveram tão conectados. É por isso que recebemos as especialistas da AIG, Vivian Rennó e Nathália Gallinari, além de Juliana Ramalho e Marcelo Mansur, sócios do Mattos Filho Advogados, escritório destaque em ESG na edição de 2021 do Brazil Legal Summit. Ouça agora o episódio com a moderação de Gustavo Camussi, especialista de Marketing Digital e Redes Sociais da AIG.

A segunda temporada da série de podcasts Negócio Seguro AIG Play está chegando ao fim! E para fecharmos esse ciclo de reflexões importantes que tantos especialistas levantaram ao longo dos últimos episódios, a AIG apresenta um encerramento em três partes, começando por este episódio sobre ESG. Fique ligado nos próximos temas!