Agronegócio

O que o mercado de seguros tem a ver com ESG?

Entenda a importância dessas práticas ao adotar ações de sustentabilidade na sua organização
31 de janeiro de 2022
O que o mercado de seguros tem a ver com ESG?

Atualmente, a sigla ESG tem sido algo cada vez mais presente no universo corporativo. Grande parte das empresas em todo o planeta tem colocado esse tema como prioridade nas suas práticas. Em uma sociedade na qual os temas ambientais e sociais têm sido bastante discutidos, se colocar como uma “organização ESG” é positivo para a imagem da companhia. Porém, antes de mais nada, é preciso entender o que isso significa na prática.

O que é ESG?

O termo ESG significa Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês. Em tradução simples, é “Ambiental, Social e Governança”, mostrando a preocupação das empresas com o meio ambiente, as questões sociais e de governança corporativa, ou seja, buscam agir de forma mais sustentável e assumir melhores hábitos dentro da organização.

Qual é o significado de cada letra do ESG?

Uma fotografia de alguns cataventos

Entenda o significado de cada letra da sigla ESG:

Environmental (Ambiental)

Faz relação com os cuidados que as empresas devem ter com o meio ambiente e sua preservação de modo geral, com ações de prevenção ao aquecimento global, poluição, desmatamento, etc.

Social

Já a letra “S” diz respeito à forma com que a empresa trata seus colaboradores, clientes, investidores e quem está ao seu redor, respeitando seus direitos e deveres.

Governance (Governança)

A Governança é a maneira através da qual a empresa é gerida, ou seja, sua conduta corporativa, código de ética, boas práticas, etc.

Por que o ESG tem ganhado destaque?

A sociedade como um todo cada vez mais vem exigindo mais transparência e responsabilidade das empresas e valorizando as marcas que respeitam e zelam pelo meio ambiente, sua preservação, a diversidade e uma gestão de qualidade.

Muitas pesquisas já demonstram que empresas que possuem boas práticas sociais, ambientais e de governança possuem maior estabilidade e, a longo prazo, maior lucratividade. Pensando nisso, investidores têm buscado apostar mais em empresas que adotam as boas práticas na sua gestão.

Qual a importância do ESG no mercado de seguros?

O tema socioambiental deve ser parte essencial da gestão das organizações, uma vez que a possibilidade de um risco socioambiental pode elevar os custos financeiros de determinada operação, diminuindo, inclusive, as receitas dos acionistas. Qualquer negócio, seja na indústria ou serviço, está sujeito a um risco socioambiental, e é fundamental que as empresas tenham um plano de gerenciamento de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.

Para auxiliar as empresas na gestão de riscos socioambientais, a seguradora tem um papel fundamental. Mais do que simplesmente vender um seguro, é importante que ela atue de forma consultiva junto ao cliente, visando prevenir eventuais incidentes que obriguem a companhia a acionar o seguro.

Seguro Ambiental

Uma fotografia de dois caminhões de transporte

Uma das líderes no segmento no Brasil e no mundo, a AIG possui o Seguro Ambiental, que oferece proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços. O produto abrange desde os custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado, trazendo proteção por danos ao meio ambiente e a terceiros.

Para mais informações e dicas sobre o assunto, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.

Seguros de Linhas Financeiras

O tema ESG está diretamente relacionado com a gestão corporativa. Trazendo isso para o mercado de seguros, podemos destacar a importância dos produtos de linhas financeiras, como o Seguro D&O (Directors & Officers, na sigla em inglês), que é uma modalidade de seguro que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas.

O Seguro de Riscos Cibernéticos, que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Qual a relação entre ESG e Compliance/Enterprise Risk Management?

Uma fotografia de pessoas conversando e se cumprimentando

ESG é um tema estratégico, complexo e elaborado, sendo que o compliance faz parte dele, mas é preciso ir além. A criação de uma cultura organizacional, código de ética e um canal de denúncias confiável e independente são fundamentais dentro de uma empresa e de um planejamento sustentável. A gestão de riscos da companhia, junto de uma boa governança corporativa, são elementos do pilar de “Governança”.

Na prática, o compliance pode auxiliar e estar mais ligado à ESG de diversas maneiras, como cobrir crimes ambientais e desrespeito às leis trabalhistas, gestão de riscos a terceiros, etc.

O que é Greenwashing?

Traduzido do inglês como “Lavagem verde”, o Greenwashing é uma propaganda enganosa realizada por organizações que criam uma “falsa aparência sustentável” para enganar o consumidor.

Essas empresas fazem uso de propagandas, rótulos, certificados e anúncios falsos com apelo ecológico, para mostrar ao cliente que contribuem para a preservação do meio ambiente, quando na verdade não realizam nenhuma ação ou prática sustentável em sua organização.

Essa péssima forma de fazer marketing começou quando outras empresas notaram o aumento nas vendas de marcas realmente sustentáveis e viram que o cliente fazia questão de comprar apenas de empresas sustentáveis. Por isso, é fundamental estar atento, pois o Greenwashing prejudica a reputação da empresa, muitas vezes de forma irreversível.

Como se proteger do Greenwashing?

Caso você tenha preferência por marcas mais sustentáveis, procure sobre elas. Veja suas iniciativas, seus certificados, as pessoas envolvidas no processo, para ter certeza que não se trata de uma organização fazendo propaganda enganosa.

Para saber mais sobre esse tema, ouça o episódio especial da série de podcasts Negócio Seguro AIG Play ESG em 20 minutos: qual é a relação com a gestão de riscos?.

Leia mais artigos em nosso blog: