Indústria

O que é o Seguro de Crédito? Veja a importância de ter essa proteção

Produto traz segurança para empresas que comercializam bens e serviços a prazo
11 de agosto de 2021
O que é o Seguro de Crédito? Veja a importância de ter essa proteção

Um bom planejamento financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Mas, além disso, muitas companhias dependem de receber pagamentos de clientes ou compradores para manter as suas contas em dia.

Para empresas que comercializam bens e serviços a prazo, o risco de não pagamento sempre existe. Por isso, ter uma cobertura dos recebíveis, que garanta o fluxo de caixa da empresa e a gestão operacionais de suas atividades é imprescindível, garantindo a continuidade do negócio mesmo com o não pagamento por parte dos compradores.

Para ter essa segurança existe o Seguro de Crédito, que traz maior tranquilidade para o planejamento financeiro da companhia.

O que é o Seguro de Crédito?

O Seguro de Crédito protege empresas que comercializam bens e serviços a prazo do risco de não pagamento por parte dos compradores, além de riscos políticos ou atos de guerra que impeçam o cumprimento do contrato, no caso de exportações.

É uma ferramenta adicional de mitigação do risco de crédito, ou seja, uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.

Como funciona o Seguro de crédito?

Quando o cliente da empresa não cumpre com os deveres financeiros, a seguradora indeniza o valor estabelecido no seguro. É a garantia que o credor precisa para se manter competitivo no mercado, preservando o capital de giro saudável, ampliando vendas ou acessando novos mercados.

As seguradoras possuem um banco de dados que contém as informações mais recentes sobre a empresa e a economia do país onde os produtos e serviços são adquiridos. Também podem recomendar o melhor limite de crédito para cada comprador e aconselhar sobre os serviços de cobrança quando necessário.

Quem pode contratar o seguro?

Qualquer empresa que comercialize bens e serviços a prazo, de diversos portes, subsidiárias ou divisões de empresas multinacionais com operação local ou global podem adquirir o Seguro de Crédito.

Todo empresário, quando recorre a um seguro, pensa primeiro em proteger seu patrimônio (ativo fixo). Mas ele não pode esquecer que no balanço da empresa, um dos ativos mais relevantes é o Contas a Receber, que impacta diretamente o fluxo de caixa e gestão da empresa. Várias companhias já quebraram justamente pela sua má gestão.

Portanto, o Seguro de Crédito protege o Contas a Receber da empresa, garantindo que ela mantenha seu fluxo de caixa estabilizado.

Uma imagem que ilustra um seguro de crédito

Quais são as coberturas do Seguro de Crédito?

O Seguro de Crédito AIG oferece proteção contra o risco de não pagamento por motivo de insolvência ou falência dos seus devedores. Indeniza o segurado pelo valor das faturas de bens e serviços adquiridos e não pagos. A vigência é de doze meses, abrangendo bens e serviços faturados para os clientes durante esse período.

A AIG possui dois tipos de cobertura personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa:

Seguro de Crédito Doméstico

O seguro de crédito doméstico possui cobertura para vendas no mercado interno e indeniza perdas decorrentes de inadimplência do comprador por atraso de pagamento ou insolvência.

Seguro de Crédito à Exportação

O seguro de crédito à exportação oferece cobertura para vendas no mercado externo, risco comercial e político, inconvertibilidade de moedas e moratória declarada.

Quais são os benefícios do Seguro de Crédito AIG?

São vários os benefícios do Seguro de Crédito da AIG. Além da garantia de fluxo de caixa, também oferece menor custo de captação de recursos, pois se houver a necessidade de se buscar um empréstimo, por exemplo, os juros cobrados pelas instituições financeiras serão mais baixos justamente por conta da proteção.

As negociações de prazo de pagamento também costumam ser melhores. Toda empresa que faz vendas a prazo corre riscos. Com o seguro, ela pode arriscar mais e até explorar outros mercados, inclusive exportando.

Entre os diferenciais do seguro oferecido pela AIG também podemos destacar:

Limite de crédito não canceláveis

Com a AIG você possui limite de crédito não canceláveis.

Autonomia do segurado para tomar as suas próprias decisões de crédito

Aqui você tem autonomia do seguro e pode tomar as suas próprias decisões de crédito.

Cobertura para riscos catastróficos e por região geográfica

A AIG oferece cobertura para riscos catastróficos e também por região geográfica.

Produtos sob medida de acordo com a necessidade do cliente

Aqui você encontra um produto sob medida de acordo com a sua necessidade!

Outro diferencial importante da AIG é confiar ao segurado o poder de decisão sobre a cobertura da maior parte do portfólio de clientes, o que permite uma melhor gestão financeira do negócio.

Como contratar o seguro de crédito?

Entre em contato com a AIG e conheça os serviços e benefícios do Seguro de Crédito que garante a segurança e o sucesso do seu negócio.

Leia mais artigos em nosso blog: