Indústria

Vazamento de água: Como minimizar riscos no sistema hidráulico da sua empresa

Um vazamento de água pode literalmente fazer seu negócio ir por água a baixo. Como gerenciar os riscos para evitar prejuízos em sua organização? Saiba como lendo esse artigo.
22 de fevereiro de 2024
Vazamento de água: Como minimizar riscos no sistema hidráulico da sua empresa

Em qualquer tipo de instalação, ter cuidado redobrado com o sistema hidráulico é fundamental. Afinal, um vazamento de água pode causar grandes prejuízos para o proprietário e/ou terceiros.

Esse tipo de problema pode afetar instalações de empresas dos mais variados tipos, seja indústria, hospitais, comércios, escritórios, etc. Dependendo da dimensão, um vazamento de água pode até obrigar a paralisação da operação, ampliando os eventuais prejuízos.

De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, cerca de 40% da água tratada no país é desperdiçada por problemas que incluem vazamentos de água e fraudes, como ligações ilegais no sistema hidráulico. Ainda segundo o levantamento, um fator que contribui para isso são tubulações antigas, que devem ser trocadas para minimizar os riscos.

Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), mais de um terço dos brasileiros ainda não possui acesso à água potável, e a coleta de esgoto ainda é precária para mais da metade da população. Para melhorar essa realidade, foi criado o Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que visa alavancar até R$700 bilhões em investimentos para melhorar os serviços de saneamento básico e a sua distribuição para a população, por meio de empresas privadas.

A gestão de riscos para prevenir o vazamento de água

Independentemente da empresa, a recomendação é que se tenha um plano de gerenciamento de riscos e de gestão de crise. Afinal, quando falamos em prevenir, referimo-nos primeiramente a evitar, em construções, a instalação de tubulações de água em locais onde estarão abrigados equipamentos de alto valor agregado e/ou críticos para operações, por exemplo.

encanador consertando teto com infiltração devido a vazamento de água

Imagine um vazamento comprometendo aparelhos médicos em um hospital ou o data center de uma empresa, por exemplo. Estamos falando de um prejuízo de milhões de reais, fora o risco de um acidente de grandes proporções, como o de um curto-circuito em uma subestação elétrica.

Caso não haja alternativa e os equipamentos tenham mesmo de ficar em áreas próximas das tubulações, o cuidado deve ser redobrado. Minerais contidos na água distribuída pela rede pública aumentam a taxa de corrosão de tubos, conexões e equipamentos. Sistemas de tubulação antigos também são mais propensos a falhas.

Um tipo de incidente que isso pode causar é o rompimento de adutoras, algo que ocorre com frequência no Brasil, o que muitas vezes compromete o abastecimento de água de toda uma cidade. No fim de 2023, por exemplo, houve um incidente deste tipo no Rio de Janeiro, que afetou diversos bairros em três municípios da região.

Por isso, manutenções e testes de integridade desses sistemas de forma frequente são fundamentais para evitar que ocorram vazamentos e, portanto, incidentes de proporções maiores, com a suspensão de operações e prejuízos incalculáveis.

Causas comuns de vazamento hidráulico

Para atuar de forma preventiva, é importante saber quais são as causas mais comuns de um vazamento hidráulico. Confira abaixo:

Desgaste de infraestrutura

Como já foi mencionado anteriormente, um fator que contribui para o vazamento de água são as tubulações antigas. Afinal, com o tempo ocorre o desgaste da infraestrutura, o que torna o sistema mais suscetível a falhas. Por isso, é importante realizar trocas e inspeções periódicas na estrutura.

Instalação incorreta

Outro ponto de atenção é no momento da instalação de um novo sistema hidráulico. Caso o serviço não seja bem feito, isso pode gerar diversos problemas no futuro, como falha de vedação, erro na pressão da água, entre outros, ocasionando eventuais vazamentos.

Principais problemas decorrentes de vazamento de água

Uma vez que ocorre o vazamento de água, ele pode gerar diversos impactos negativos para a empresa.

O primeiro deles é o prejuízo financeiro. Afinal, quando o vazamento ocorre dentro de um imóvel, a responsabilidade de encontrar e resolver o problema é do proprietário. No caso de uma empresa, dependendo da dimensão do vazamento, os gastos podem ser bastante elevados para o caixa da organização. Por isso, contar com uma proteção financeira para esse tipo de incidente é fundamental.

Além disso, um vazamento hidráulico pode também ocasionar prejuízos ao patrimônio de uma empresa. Um incidente dentro de um escritório, por exemplo, pode danificar as máquinas e equipamentos presentes no local, como computadores, e até mesmo os móveis. Em casos mais graves, um vazamento pode até mesmo deteriorar a estrutura do imóvel.

Plano de prevenção de danos hidráulicos

Os ambientes de uma empresa devem ter descrição detalhada em um plano de prevenção de danos, com informações sobre possíveis vazamentos de água. O plano deve incorporar os recursos e operações exclusivos da instalação, abordando:

  • Fontes potenciais de danos por água;
  • Rotas de entrada;
  • Gestão de mudanças
  • Instalações ou operações;
  • Ações de mitigação;
  • Avaliações de vulnerabilidade;
  • Histórico de vazamentos / danos;
  • Recursos de correção disponíveis e apontamento de válvulas de segurança.

encanador consertando vazamento de água em empresa

Pontos importantes em um plano de prevenção de riscos

Planos esquemáticos dos sistemas de tubulação

Panos detalhados ou esquemáticos dos vários sistemas de tubulação de uma empresa devem ser mantidos nas instalações e disponíveis para referência aos principais gerentes e a equipe da manutenção.

Como prática recomendada, todos os sistemas tubulares devem ser rotulados com o tipo de líquido transferido e direção do fluxo. O ideal é que os rótulos estejam codificados por cores para facilitar o reconhecimento em caso de emergência.

Sistemas de detecção de vazamento de água

São uma importante ferramenta para monitorar todas as áreas críticas susceptíveis a danos dessa natureza.

Os detectores de vazamento de água devem ser monitorados por painel em local assistido 24 horas, que fornecerá notificação em tempo real em caso de qualquer acionamento do sensor, e identificará o dispositivo e o local do mesmo.

Medidas de prevenção de riscos

Atentar-se às medidas de prevenção de riscos é um passo importante para que empresas possam ter a segurança necessária para realizar suas atividades com tranquilidade.

Como o seguro pode auxiliar com casos de vazamento de água?

Um ponto importante no gerenciamento de riscos é a contratação de seguros fundamentais para respaldar empresas financeiramente em casos de incidentes. Conheça abaixo alguns exemplos:

Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. A AIG oferece, além do seguro básico contra incêndio, explosão e raio, proteção adicional* contra eventos da natureza, como vendaval, alagamento e incêndios florestais. Em paralelo, é possível cobrir também outros riscos importantes, como danos elétricos, falha de maquinário industrial e o lucro cessante ou perda de receita devido à interrupção de negócios.

Seguro de Responsabilidade Civil

O Seguro de Responsabilidade Civil da AIG respalda empresas em situações de danos materiais e corporais a terceiros e conta com soluções feitas sob medida para empresas de todos os portes, eventos diversos, prestação de serviços e obras. Referência no segmento de abastecimento, distribuição de água/tratamento de esgoto, atualmente a AIG tem em sua carteira as maiores empresas privadas do setor de saneamento.

Fale com o seu corretor de seguros e conheça as soluções da AIG para a sua empresa.

Leia mais em nosso blog:


*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

Processo SUSEP:
Responsabilidade Civil: 15414.900357/2013-28
Patrimonial: 15414.000119/2009-34
15414.901373/2014-19
15414.901374/2014-63
O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Responsabilidade civil: o seguro como peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa"

Vazamento de água: Como minimizar riscos no sistema hidráulico da sua empresa
Leia na íntegra