O que você vai ver nesse artigo:
Empresas que atuam utilizando produtos químicos em sua operação, seja nos processos de produção, manuseio, armazenamento ou transporte, devem se atentar aos possíveis riscos que estes tipos de compostos podem apresentar.
Afinal, um incidente como um vazamento, por exemplo, pode trazer graves consequências à saúde das pessoas e comunidades envolvidas como também ao meio ambiente.
Por isso, é imprescindível que a organização avalie a contratação de seguros que tenham coberturas* para essas situações. Um papel importante do seguro é na prevenção, auxiliando a empresa na gestão de riscos.
O que são produtos químicos?
Produtos químicos são quaisquer tipos de produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos por substâncias puras, compostas e misturas. Um produto químico pode ser natural ou sintético, como também líquido sólido ou gasoso.
Situações de risco para o vazamento de produtos químicos
Diversas situações exigem um cuidado maior para evitar incidentes como o vazamento de produtos químicos. Veja alguns exemplos:
Transporte de produtos químicos perigosos
Em operações de transporte e logística, as chamadas “cargas perigosas” merecem especial atenção. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), são consideradas cargas perigosas todos os produtos que possuem origem química, radiológica ou biológica e que podem ser nocivos para a população, seus bens e ao meio ambiente.
Falando especificamente dos produtos químicos, um acidente com tombamento de carga, por exemplo, pode causar graves danos ao meio ambiente.
Manuseio de produtos químicos
O manuseio de produtos químicos pode gerar, em caso de vazamento, o que é conhecido como risco químico, ou seja, o perigo a que uma pessoa está exposta ao manipular produtos químicos que podem causar danos físicos ou prejudicar a saúde do indivíduo.
Como o vazamento de produtos químicos pode gerar danos ambientais?
O vazamento de um produto químico pode causar, por exemplo, a poluição do solo, o que gera inúmeras consequências, como perda da fertilidade, desequilíbrio ecológico, problemas de saúde pública, liberação de gases poluentes, aumento da salinidade, contaminação de alimentos e contaminação de fontes de água e lençóis freáticos. Além disso, incidentes envolvendo a poluição do solo podem levar décadas para serem remediados, gerando custos muitas vezes imprevisíveis a longo prazo.
Outro risco é a poluição hídrica, que é a poluição ou contaminação de mares, rios, lagos, nascentes, oceanos e córregos, o que acaba comprometendo as condições das águas e, por consequência, afetando o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.
O risco de danos a terceiros por substâncias químicas
Além dos danos ao meio ambiente, um vazamento químico pode impactar também diretamente a saúde das pessoas, seja por contato direto ou indireto com a substância poluente. Mesmo sem estar presente no momento do vazamento, uma pessoa pode ser impactada ao consumir uma água contaminada, por exemplo.
Tudo isso está presente quando se fala em risco de danos a terceiros. Por isso, qualquer empresa que atue com produtos químicos deve se atentar a estes fatores na hora do planejamento.
Riscos no armazenamento de produtos químicos
O armazenamento de produtos químicos também exige bastante cuidado. Além dos riscos já citados, vale destacar também as possíveis consequências que um incidente de vazamento pode causar no próprio local do armazenamento, como incêndios, explosões e formação de atmosferas tóxicas.
Por isso, é fundamental que a empresa responsável siga à risca todas as exigências e normas técnicas de segurança, como também faça a realização de treinamentos periódicos, e utilização de equipamentos de monitoramento e proteção. É de suma importância evitar a presença de possíveis fontes de ignição na proximidade de produtos químicos.
Análise de riscos para produtos perigosos
Independentemente da sua área de atuação, a empresa deve sempre se atentar sobre a importância de programas de prevenção. Por isso, investir no monitoramento e na gestão de riscos é a melhor forma de minimizar as chances de um incidente com produtos perigosos e evitar também as perdas financeiras decorrentes de um acidente.
A estratégia de análise e gestão de riscos envolve um trabalho preventivo de se antecipar a possíveis situações. Deve-se considerar esta prática contínua como parte dos processos da empresa em seu dia a dia.
A proteção de um seguro em casos de vazamento de produtos químicos
Para empresas que trabalham com produtos químicos, contar com a proteção de um seguro é fundamental para uma gestão de riscos realmente eficiente. Afinal, mesmo com um bom planejamento, as organizações sempre estarão sujeitas a incidentes que podem prejudicar os negócios.
Referência global em seguros, a AIG conta com soluções voltadas para diferentes segmentos e para empresas de todos os portes. Conheça alguns desses produtos que podem ajudar a proteger o seu negócio:
Seguro Ambiental
O Seguro Ambiental oferece proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços.
O produto abrange desde os custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado, além de custos de defesa judicial, trazendo proteção para o segurado, para o meio ambiente e para terceiros.
Seguro de Acidentes Pessoais
O Seguro de Acidentes Pessoais é um produto que tem como objetivo principal garantir uma indenização em casos de acidentes que provoquem, por exemplo, morte ou invalidez do segurado, bem como danos físicos permanentes que incapacitam o indivíduo de continuar exercendo sua atividade profissional.
O seguro é destinado a empresas que desejam cobrir acidentes que ocorram com seus colaboradores, prestadores de serviços ou clientes.
*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG.
_