Profissionais Liberais

Questões trabalhistas: minimizando impactos para o seu negócio

Sempre foi fundamental, nas relações pessoais e nas relações de trabalho, que pautássemos nossas atitudes pelo respeito ás pessoas e à legislação.
8 de abril de 2019
Questões trabalhistas: minimizando impactos para o seu negócio

Nos últimos anos as mudanças nas relações trabalhistas tornaram-se cada vez mais relevantes para empresários, empregados ou prestadores de serviços, uma vez que, com as evoluções tecnológicas e nas demandas da sociedade, as formas e a legislação do trabalho também evoluíram. Estas mudanças nos pressionam a repensar nossas práticas trabalhistas evitando os riscos de incorrermos em práticas indevidas.

Mas, o que são “práticas trabalhistas indevidas”? O que mudou?

Sempre foi fundamental, nas relações pessoais e nas relações de trabalho, que pautássemos nossas atitudes pelo respeito ás pessoas e à legislação. Entretanto, com a evolução da sociedade, nos tornamos mais exigentes e mais atentos a estes aspectos. Como empregadores ou contratantes, temos que nos atentar a essas mudanças para evitar ações judiciais mais complexas e onerosas.

São consideradas “práticas trabalhistas indevidas” aquelas ações onde o reclamante indica o sofrimento de dano moral causados por comportamentos que envolvem assédio moral, sexual, condutas discriminatórias (sexo, raça, religião, condição física), injúria, calúnia e difamação e condutas lesivas à integridade e honra.

Dados divulgados pela consultoria ICTS Outsourcing, responsável por mais de 200 canais de denúncias de companhias no país, apontam um aumento de mais de 50% no volume de reclamações recebidas entre 2014 e 2017.

Diante da exposição a tais riscos, é fundamental que sejam tomadas todas as providências preventivas adequadas, como ter conhecimento e conscientizar a equipe sobre a legislação, promover sessões de treinamento sobre relações de trabalho e interpessoais e criar um ambiente aberto à inclusão com respeito à diversidade. Entretanto, é praticamente impossível controlar tudo e todos o tempo todo, por isso, outra providência que pode minimizar, e muito, os impactos de uma eventual prática indevida são a contratação de um seguro que proteja tanto a empresa como funcionários.

Como o seguro pode ajudar minha empresa?

Existe um produto para práticas trabalhistas indevidas, que ampara empresas e gestores em caso de danos morais, custos de defesa e investigação e proteção à imagem pessoal. Este produto é conhecido no mercado como Seguro de Práticas Trabalhistas Indevidas e é indicado para empresas de todos os portes, cobrindo desde os custos de defesa até indenizações geradas por processos trabalhistas. Por isso, o seguro deve ser visto como um investimento para o gerenciamento de riscos.

A AIG, que tem 100 anos de experiência em seguros em mais de 80 países e está presente no Brasil há 70 anos, entende as necessidades atuais do mercado nacional e oferece produtos que se adequam à nossa realidade. Segundo Flávio Sá, Gerente de Linhas Financeiras da AIG Brasil “Como a questão do dano moral vai além da relação abusiva, o seguro precisa se adequar à temática da melhor forma possível. Por isso, desenhamos um seguro capaz de atender às mais diversas situações, desde o assédio sexual à violação dos direitos civis”.

Quer saber mais como investir em tranquilidade no gerenciamento das suas práticas trabalhistas? Entre já em contato com a AIG para receber informações sobre este e outros produtos, bem como contatar um dos nossos corretores parceiros.

Surpreenda-se como o valor investido pode ser baixo diante dos riscos cobertos e tenha seu negócio seguro com a AIG.

Leia mais em nosso blog:

_