Serviços e Comércio

Aprenda como fazer uma cotação de seguro com assertividade

Confira como fazer uma cotação de seguro com assertividade
27 de setembro de 2021
Aprenda como fazer uma cotação de seguro com assertividade

Provavelmente você já fez algum tipo de seguro, seja ele de vida, de acidentes pessoais, para o seu imóvel ou algum outro bem pessoal, ou mesmo algum tipo de seguro corporativo para a sua empresa.

Mas mesmo quem está acostumado a fazer seguros pode ter dificuldades na hora da cotação e contratação de um produto do tipo. Afinal, muitas particularidades do universo dos seguros, como a parte burocrática, com contratos, cláusulas, etc., além de diversos termos específicos desse segmento, não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Por isso, é fundamental saber como fazer a cotação de um seguro, para evitar qualquer tipo de problema.

Contratar um seguro é algo que exige muita pesquisa e atenção, pois é necessário avaliar os benefícios, as taxas e se o produto contratado irá cobrir as suas necessidades. Por isso, é importante buscar o auxílio de um corretor especializado que lhe ofereça um bom custo-benefício.

Hoje em dia existem muitas corretoras, preços, regras e coberturas para cada apólice, e é importante realizar uma boa cotação e fechar o melhor contrato de acordo com a sua necessidade.

Para começar, vale a questão:

Como iniciar uma cotação de seguro?

Fazer uma cotação de seguro é realizar um orçamento do produto que você contratará. O primeiro passo é pesquisar junto às principais corretoras de sua confiança as informações necessárias e entender o que é coberto ou não pelo seguro, o limite necessário para sua operação, os serviços ofertados pela seguradora, extensões de coberturas, etc.

Dicas para realizar uma cotação de seguro eficiente

Realizar uma cotação de seguros não é uma tarefa tão simples. Por isso, é importante contar com um apoio de um corretor de seguros de sua confiança, além de buscar informações sobre a seguradora, como a sua história e a credibilidade da companhia no mercado.

Tudo isso para que o serviço seja prestado com excelência, evitando ainda mais problemas no momento em que ocorrer algum incidente.

Confira abaixo algumas dicas na hora de fazer uma cotação de seguros:

Pesquise seguradoras confiáveis

É importante analisar as seguradoras e pesquisar suas informações e reputação. Caso ela tenha uma imagem negativa no mercado ou então muitas reclamações de clientes sobre os serviços prestados, o mais indicado é buscar outra opção.

Analise a habilitação do corretor

Verifique o registro da seguradora e a habilitação do corretor junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Compare os benefícios e os serviços apresentados

Entender a franquia, quais são as coberturas, assistências, etc., é muito importante. Verificar e comparar essas informações e os preços pode ser um grande benefício na hora de fechar o contrato.

Verifique os fatores de risco

Ao fazer uma cotação de seguros é importante verificar os fatores de risco, como por exemplo contratar um seguro de vida para quem tem histórico de doenças na família pode encarecer o contrato.

Verifique os termos do contrato

Leia com atenção o contrato e seus termos para entender o que é coberto pelo seguro e em quais situações você pode acioná-lo.

Uma imagem que ilustra um corretor lendo papéis

Ao renovar, cote com antecedência

Ao fazer a renovação do seu contrato, faça a cotação com antecedência e evite ficar sem cobertura.

Uma imagem que ilustra dois profissionais dando as mãos

Vantagens na contratação de um seguro da AIG

A AIG é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional. Com um século de experiência global e mais de 70 anos de atuação no Brasil, as empresas do grupo, atualmente, oferecem uma ampla gama de seguros de responsabilidade civil e patrimonial, produtos de aposentadoria e outros serviços financeiros a clientes em aproximadamente 80 países e jurisdições.

Essa oferta diversa inclui produtos e serviços que auxiliam as empresas e pessoas a proteger seu patrimônio, gerenciar riscos e ter mais segurança na aposentadoria.

Para isso, a AIG busca sempre facilitar a vida do cliente na hora de pesquisar sobre os seus seguros, com uma explicação simples e possibilidade de contato direto com a seguradora em casos de dúvidas ou necessidade de mais informações.

Além do cliente final, a AIG também trabalha em parceria com os corretores, buscando sempre auxiliar e facilitar o trabalho desses profissionais.

Dentro do site da seguradora, existe o Portal do Corretor, plataforma exclusiva onde o profissional pode fazer cotações e emissões 100% online, de forma simples, moderna e inteligente, agilizando o trabalho do corretor e, consequentemente, facilitando também a vida do cliente.

Leia mais artigos em nosso blog