Agronegócio

Como fazer o planejamento financeiro da empresa de forma segura?

Entenda como proteger o patrimônio da organização e como o seguro pode auxiliar nisso
20 de abril de 2022
Como fazer o planejamento financeiro da empresa de forma segura?

Saber realizar um planejamento financeiro empresarial é primordial para qualquer negócio. Segundo dados de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, do IBGE, seis em cada 10 empresas abertas em 2012 fecharam suas portas em menos de cinco anos, sendo a falta de planejamento financeiro a principal causa do encerramento das atividades.

Planejar o futuro financeiro da organização é essencial para mantê-la saudável ao longo dos anos. E, em qualquer tipo de planejamento, é importante ter consciência de que imprevistos podem ocorrer e, acima de tudo, estar preparado para eles.

O que é um planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é um conjunto de ações que visam compreender e gerenciar os recursos financeiros da organização, com o intuito de melhorar os resultados. Planejar os gastos, despesas e investimentos baseado na realidade da empresa e de seu faturamento, fazendo uso dos recursos financeiros de maneira consciente e eficiente, é um fator fundamental para o sucesso do negócio.

Uma pessoa fazendo contas com umas calculadora.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial com segurança?

Para desenvolver um planejamento financeiro empresarial com segurança é fundamental estabelecer as metas e objetivos da organização. Sem isso é praticamente inviável estimar as margens de lucro, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e tomar qualquer decisão estratégica sobre a empresa. Então, é fundamental que o planejamento financeiro esteja alinhado com o planejamento estratégico da organização.

Confira os passos fundamentais para que a sua empresa se mantenha saudável financeiramente:

Verifique a atual situação da organização

Para começar um planejamento financeiro empresarial, primeiro é necessário entender qual é a situação da organização. Fazer um levantamento com todos os dados da empresa, tempo de mercado, valor que a companhia possui para investimentos, suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades são a base para começar a planejar.

Defina metas

Estabelecer onde a empresa quer chegar faz parte do planejamento estratégico e financeiro da organização. Esse processo envolve a definição de limites de despesas e custos, novos investimentos e qual o lucro esperado ao fim da etapa planejada.

Uma pessoa analisando um gráfico de barras ilustrativo

Crie um plano de ação

Depois de definir todas as metas, é hora de desenvolver um plano de ação para atingir os objetivos propostos. Desenvolva um mapeamento das ações necessárias, produza um cronograma e documente todos os processos. Dividir as ações com as suas respectivas áreas e alinhar as estratégias é fundamental para alcançar um bom resultado.

Elabore um plano orçamentário anual

Após a definição das metas e do plano de ação, é necessário planejar financeiramente o próximo ano da organização. Desenvolver um plano orçamentário aprofundado e com metas mensais é fundamental para traduzir as metas de faturamento que se transformarão em projeções de vendas, projeções de despesas, projeção de custos produtivos e investimentos. A elaboração de um plano anual auxiliará no processo de entendimento da gestão orçamentária e de quanto a empresa necessita faturar, seus limites de despesas, custos e investimentos.

Faça previsão de diferentes cenários

Nos dias atuais, as mudanças são repentinas e é fundamental que saibamos acompanhá-las. Além das metas e plano de ação pré-estabelecidos anteriormente, é fundamental prever outros possíveis cenários: otimista, realista e pessimista, além de sempre se atentar aos potenciais riscos envolvidos na operação da companhia.

Duas pessoas realizando um planejamento financeiro empresarial

Qual a importância de fazer um planejamento financeiro empresarial com segurança?

Realizar um planejamento financeiro empresarial é fundamental para que você saiba onde quer chegar e quais são os riscos que podem ocorrer, com o objetivo de estar preparado para diferentes situações.

Para um planejamento eficiente é fundamental que toda a empresa esteja alinhada e que haja integração entre as áreas, afinal o planejamento estratégico da organização deve estar dentro e de acordo com o planejamento financeiro e qualquer eventual adversidade em áreas como recursos humanos, comercial ou operacional, pode afetar diretamente o setor financeiro da organização.

Muitas vezes os gestores de uma empresa não se dão conta de problemas que acontecem devido à má gestão e só percebem quando isso começa a afetar drasticamente o lado financeiro da companhia. Por isso, é fundamental analisar todos os setores, custo dos produtos, ciclo financeiro e risco de quebrar.

Como o seguro pode contribuir no planejamento financeiro de uma empresa?

Um dos pontos mais importantes de qualquer planejamento financeiro é se atentar aos possíveis riscos envolvidos na operação da empresa, independentemente do seu segmento de atuação. Para isso, contar com o apoio de um seguro é fundamental para mitigar esses riscos e minimizar eventuais prejuízos em caso de algum incidente inesperado.

Referência global em seguros corporativos de diferentes segmentos, a AIG possui diversos tipos de seguros que podem auxiliar os gestores no planejamento financeiro da empresa. Confira abaixo algumas dessas soluções*:

Seguro de Crédito

O Seguro de Crédito protege empresas que comercializam bens e serviços a prazo do risco de não pagamento por parte dos compradores, além de riscos políticos ou atos de guerra que impeçam o cumprimento do contrato, no caso de exportações. É uma ferramenta adicional de mitigação do risco de crédito, ou seja, uma proteção para as empresas caso seus clientes não paguem pela transação comercial. Se o empresário sofrer inadimplência, estará protegido.

Seguro Patrimonial

O Seguro Patrimonial tem como principal objetivo garantir a continuidade dos negócios. É como alguém que faz o seguro de um carro, por exemplo: se acontecer algo, a pessoa não pode perder o que investiu e normalmente não tem dinheiro para comprar outro. A mesma coisa acontece com uma empresa: em caso de um incidente grave, como um incêndio, na maioria das vezes, não há como se pagar o montante do prejuízo, daí a importância de se ter um seguro patrimonial.

Seguro de Responsabilidade Civil

O Seguro de Responsabilidade Civil da AIG respalda empresas em situações de prejuízos financeiros, podendo estes serem correlacionados à danos materiais e corporais a terceiros e conta com soluções feitas sob medida para empresas de todos os portes.

Dentro desse segmento, a AIG oferece ainda produtos específicos, como por exemplo o seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que protege tanto a empresa quanto os seus profissionais contra reclamações apresentadas por estas perdas financeiras resultantes de erros, falhas ou omissões dos serviços prestados aos clientes.

As coberturas do Seguro RC Profissional da AIG oferecem amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais, indenizações arbitradas pelos juízes e até mesmo danos morais e outros que possam ser responsabilizados.

Para saber mais detalhes sobre o tema, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Responsabilidade Civil: o seguro como peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa”, com dicas de especialistas da AIG.

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

Cyber Edge® (Processo SUSEP nº 15414.901341/2014-13)
RN – RO (Processo SUSEP nº 15414.000119/2009-34)
RN – RO Secundário Risco de Engenharia (Processos SUSEP nº 15414.000119/2009-34 ou 15414.901374/2014-63)
RN – RO Secundário Lucros Cessantes (Processos SUSEP nº 15414.000119/2009-34 ou 15414.901373/2014-19)
RN – RO Secundário Responsabilidade Civil (Processos SUSEP nº 15414.000119/2009-34 ou 15414.000119/2009-34)
RC Geral Não Padronizado (Processo SUSEP nº 15414.900484/2013-27)
Seguro de RC Profissional Para Indivíduos da Área da Saúde (Processo SUSEP 15414.900457/2016-05)
Seguro de RC Profissional Para Instituições da Área da Saúde (Processo SUSEP 15414.900458/2016-41)

Leia mais artigos em nosso blog: