O que você vai ver nesse artigo:
Os profissionais liberais são aqueles que podem exercer com liberdade e autonomia a sua profissão, decorrente de formação técnica ou superior específica, legalmente reconhecida. O exercício de sua profissão pode ser dado com ou sem vínculo empregatício específico, mas sempre regulamentado por organismos fiscalizadores do exercício profissional.
Outra característica própria da categoria é que, por ter autonomia técnica, o profissional liberal pode responder na Justiça por erros e falhas cometidas durante o exercício da profissão. Por isso, um profissional liberal deve ficar atento aos riscos que envolvem a sua atividade, independentemente de qual seja a sua área de atuação.
Um dos riscos pelos quais qualquer profissional liberal está sujeito é o da desinformação, ou seja, a divulgação de alguma informação incorreta para clientes, parceiros ou outra pessoa envolvida no negócio. Mesmo sem intenção, é algo que pode causar prejuízos a terceiros e ao próprio profissional.
Os riscos da desinformação no ambiente profissional
Veja alguns exemplos dos riscos envolvidos na divulgação de informações incorretas por um profissional liberal:
Prejuízos financeiros
Em qualquer área de atuação profissional, uma informação incorreta pode gerar grandes prejuízos financeiros para a empresa, seus gestores e até mesmo terceiros envolvidos na operação.
Danos à reputação
Além de perdas financeiras, a desinformação pode causar também danos à reputação das empresas e profissionais envolvidos, gerando eventuais processos judiciais aos responsáveis.
Perda de oportunidades de negócio
A eventual perda de uma oportunidade de negócio causada por uma informação incorreta também pode gerar prejuízos financeiros e reputacionais para uma empresa.
A responsabilidade dos profissionais liberais ao divulgar dados e informações
Riscos legais causados pela desinformação
Qualquer empresa ou profissional liberal que presta serviços a terceiros estão sujeitos a processos judiciais causados por erros na execução do trabalho. Isso está diretamente ligado ao conceito de Responsabilidade Civil, que é o dever de reparação de um dano causado.
Nos casos em que quem causou o dano foi um profissional, na condução de suas atividades ou, no caso das empresas, um empregado, um subcontratado ou até um correspondente, ela se torna Responsabilidade Civil Profissional, que é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais.
Como o Seguro de RC Profissional pode ajudar em casos de desinformação pelo profissional liberal
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro de responsabilidade civil, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica).
É uma proteção fundamental, especialmente para profissionais liberais, que costumam ter um caixa pequeno.
Os Impactos na reputação do profissional liberal
Riscos à credibilidade profissional
Como citado anteriormente, uma informação incorreta pode causar danos à credibilidade do profissional liberal, independentemente de sua área de atuação.
Em muitos casos, este tipo de profissional não conta com um departamento jurídico estruturado e em casos de acionamento por parte da justiça, surge a necessidade de contratar advogados externos, o que pode ter um custo bastante elevado. Por isso, contar com um seguro é fundamental para a mitigação dos riscos.
Seguro de D&O: proteção para o gestor
O Seguro D&O é uma ferramenta de auxílio para planejamento e mitigação de riscos, que visa garantir tranquilidade e proteção para executivos e administradores, com coberturas* dos custos de defesa, acordos e indenizações decorrentes de processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão.
O seguro funciona como uma ferramenta de auxílio, oferecendo amparo e reembolso de todos os honorários advocatícios, honorários periciais, custas judiciais e demais despesas de defesas.
*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.
_