Agronegócio

O que são desastres ambientais e quais os principais? Entenda!

A prevenção e a gestão ambiental da empresa são fundamentais para minimizar os riscos
20 de fevereiro de 2023
O que são desastres ambientais e quais os principais? Entenda!

Atualmente, quase todas as empresas possuem algum tipo de exposição ambiental e podem ser responsabilizadas por incidentes desta natureza. Em caso de um desastre ambiental, por exemplo, a empresa pode ser obrigada a reparar os danos causados ao meio ambiente, gerando um grande prejuízo ou até mesmo o encerramento das atividades da companhia. Por isso, contar com um seguro ambiental é fundamental para garantir a continuidade dos negócios diante de catástrofes ambientais.

É comum se pensar em um seguro deste tipo apenas como uma ferramenta de reparação dos danos ambientais causados. Porém, um papel importante do seguro é na prevenção, auxiliando a empresa na gestão ambiental e buscando mitigar os riscos de um incidente.

O que são desastres ambientais?

Um desastre ambiental, também conhecido como desastre ecológico, é um evento catastrófico causado ao meio ambiente pela atividade humana. É isso que o diferencia de um desastre natural, que ocorre sem a interferência humana.

Uma fotografia de mata pegando fogo, um dos tipos de desastres ambientais em regiões de mata seca no Brasil

Principais tipos de desastres ambientais

  • Desastres atmosféricos: incêndios ou queimadas em florestas, por exemplo, causados direta ou indiretamente pela ação humana, como também possíveis vazamentos de gases tóxicos.
  • Desastres aquáticos: poluição hídrica, causada por diferentes tipos de resíduos e poluentes. Um exemplo é o derramamento de óleo.
  • Desastres terrestres: causados por incidentes em atividades como mineração e agricultura, ou ainda por acidentes no transporte rodoviário, que podem poluir o solo a partir do vazamento de produtos químicos.
  • Desastres nucleares: A geração de energia nuclear apresenta risco significante ao meio ambiente e atividade humana. Os incidentes envolvendo contaminação por radiação ao longo da história demonstram elevado risco ambiental, principalmente relacionado ao potencial de dano biológico, quanto as dificuldades de remediação.

Uma fotografia tirada de cima mostrando usinas nucleares poluindo o ar com gases

Grandes desastres ambientais no Brasil

Ao longo da história, desastres ambientais de grandes proporções ocorreram no Brasil. Veja alguns dos casos mais famosos e as consequências dos desastres ambientais no Brasil:

Césio 137

Em 1987, um grave caso de exposição ao material radioativo Césio 137 ocorreu em Goiânia (GO). Dois catadores de recicláveis acessaram um aparelho radiológico nos escombros de um antigo hospital e encontraram um pó branco que emitia luminosidade azul. O material foi manipulado, contaminando pessoas, água, solo e ar, e causando a morte de pelo menos quatro pessoas.

Vazamento de óleo na Baía de Guanabara

Em 2000, um acidente envolvendo um duto causou o derramamento de mais de 1 milhão de litros de óleo combustível na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou multas à Petrobras, responsável pela operação. Altos custos relacionados a remediação e reparação socioambiental também foram atribuídos a empresa devido a magnitude do impacto causado.

Rompimento de barragens em MG

Nos últimos anos, dois rompimentos de barragens de rejeito em Minas Gerais causaram impacto socioambiental extremamente relevante: em 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, na cidade de Mariana, provocou a liberação de um fluxo de rejeito contendo 60 milhões de metros cúbicos. O acidente provocou 18 mortes e um desaparecimento; já em 2019, o rompimento de uma barragem controlada pela empresa Vale S.A na cidade de Brumadinho causou 270 mortes além de contaminação do solo e corpos hídricos afetando a vida de milhares de pessoas.

A importância da gestão de riscos ambientais nas empresas

Qualquer negócio, seja industrial, prestação de serviços ou construção civil, está sujeito a algum tipo de risco socio-ambiental. É fundamental que as empresas tenham esta consciência, contando com um abrangente plano de gerenciamento de riscos que deve ser periodicamente monitorado e revisado conforme modificações na dinâmica do negócio.

Estruturar um plano de gestão de riscos ambientais é uma tarefa que exige, de gestores e administradores, uma reflexão e análise profunda, que passa desde a presença ou não de produtos contaminantes na operação da empresa, efluentes, emissões atmosféricas, transporte de cargas e gestão de resíduos, até o relacionamento com os stakeholders envolvidos na operação.

Além das diversas ferramentas de gestão ambiental atualmente disponíveis, o seguro ambiental pode ser parte importante de um programa de gestão de riscos para as empresas.

Uma fotografia de pessoas de terno segurando uma muda de planta simbolizando o cuidado com o meio ambiente

Como os desastres ambientais podem ser mitigados?

Como parte da gestão ambiental corporativa, contar com um seguro neste segmento é uma forma de mitigar os riscos de um possível desastre ambiental. Contratar um seguro ambiental não apenas melhora a imagem da empresa para os seus clientes e parceiros elevando seu nível de ESG, como também resguarda financeiramente e juridicamente a companhia de possíveis custos relacionados a remediação e compensações ambientais em caso de incidentes ambientais.

As coberturas* do Seguro Ambiental AIG incluem desde os custos e despesas de limpeza, danos corporais, materiais e ambientais em função da poluição até a corresponsabilidade do segurado pelo transporte de materiais e resíduos, e sua corresponsabilidade pelo tratamento/disposição final do mesmo, seja na etapa de obra ou operação.

 

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas"

O que são desastres ambientais e quais os principais? Entenda!
Leia na íntegra