Agronegócio

Seguro ambiental: o que é e como ele pode proteger a sua empresa

Veja a importância de aplicar a gestão de riscos ambientais na companhia
8 de novembro de 2021
Seguro ambiental: o que é e como ele pode proteger a sua empresa

As discussões sobre o meio ambiente estão cada vez mais presentes na sociedade. Em todo o mundo, a preservação ambiental é uma preocupação crescente. Porém, no universo corporativo, o risco ambiental ainda é uma novidade para uma grande quantidade de empresas.

O desconhecimento dessas exposições e a falta de uma gestão ambiental adequada são uma ameaça financeira, reputacional e organizacional para pequenas, médias e grandes instituições.

Independentemente do porte ou segmento, quase todas as empresas possuem algum tipo de exposição ambiental e podem ser responsabilizadas por eventos de poluição. Em alguns casos, ainda, a empresa é obrigada a reparar os danos causados ao meio ambiente, podendo gerar contas altíssimas para empresas que não possuem reservas em seu caixa para esse tipo de despesa.

Por isso, é fundamental que a companhia tenha um trabalho de gestão de riscos ambientais e conte também com algum tipo de seguro voltado para essa área.

O que é seguro ambiental?

O Seguro Ambiental oferece proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços. O produto abrange desde os custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado, trazendo proteção por danos ao meio ambiente e a terceiros.

Como prevenir riscos ambientais em uma empresa?

Qualquer negócio, seja na indústria ou serviço, está sujeito a um risco socioambiental e é fundamental que as empresas tenham um plano de gerenciamento de riscos implantado, periodicamente monitorado e comunicado para toda a organização.

Um homem com capacete de obras trablhando

O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta e, quando o assunto envolve riscos para os nossos ecossistemas, toda medida de prevenção e recuperação em casos de incidentes é válida.

Estruturar um plano de gestão de riscos ambientais é uma tarefa que exige, de gestores e administradores de qualquer negócio, uma reflexão profunda, que passa desde a presença ou não de produtos contaminantes na operação da empresa, efluentes, emissões atmosféricas, transporte de cargas e gestão de resíduos, até o relacionamento com os stakeholders envolvidos na operação.

Um episódio da série de podcasts Negócio Seguro AIG Play tratou da importância de investir em programas de prevenção de riscos ambientais nas empresas.

Além das diversas ferramentas de gestão ambiental atualmente disponíveis, o seguro ambiental pode ser parte importante de um programa de gestão de riscos para as empresas.

Quais são os benefícios do seguro ambiental?

Ter um seguro ambiental não apenas melhora a imagem da empresa para os seus clientes e parceiros, como também resguarda a companhia de multas e demais punições que podem ser aplicadas em casos de incidentes ambientais.

As coberturas do Seguro Ambiental AIG incluem desde os custos e despesas de limpeza, danos corporais, materiais e ambientais em função da poluição até a corresponsabilidade do segurado pelo transporte de materiais e resíduos, e sua corresponsabilidade pelo tratamento/disposição final do mesmo, seja na etapa de obra ou operação.

Confira algumas das coberturas específicas do Seguro Ambiental AIG:

Custos e despesas de limpeza (remediação)

Tanto no local do segurado quanto de terceiros, incluindo custos de Investigação e Monitoramento;

Poluição durante prestação de serviços

Se tratando dos locais de terceiros e obras, incluindo operações completadas;

Reclamações de terceiros

Relativas aos danos corporais e danos materiais, incluindo Perda de Uso e Redução de Valor, em decorrência da Poluição;

Danos a Recursos Naturais

Incluindo fauna e flora

Custos de Defesa

Os custos de defesa Incorridos pelo Segurado por Reclamações decorrentes de Danos Ambientais causados por Poluição;

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais para o transporte de materiais, e corresponsabilidade pelo tratamento e disposição final dos resíduos

Lucros cessantes

Os lucros cessantes do próprio segurado em função de um evento de poluição;

As apólices do Seguro Ambiental AIG oferecem ainda a cobertura adicional para gerenciamento de crise, a depender da necessidade do cliente, que representa uma verba para a contratação de assessorias de mídia e imprensa especializadas, para mitigar o risco de imagem, em caso de uma condição de poluição.

Quais são tipos de Seguro Ambiental da AIG?

A AIG foi a pioneira na oferta do Seguro de Riscos Ambientais no Brasil, no início dos anos 2000. E desde então, o mercado está cada vez mais consciente da importância deste seguro nas agendas corporativas.

A companhia possui diversos tipos de seguros ambientais, que oferecem proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, transporte, infraestrutura, obras e prestação de serviços.

Confira quais são esses seguros:

Seguro Ambiental Infraestrutura

Voltado ao segmento de infraestrutura, o Seguro Ambiental Infra da AIG oferece coberturas para casos de incidentes e poluição ao meio ambiente abrangendo todas as etapas de obras, operação e manutenção (O&M) em um único produto.

Seguro Ambiental Obras e Prestação de Serviços

Uma imagem que ilustra diversos homens trabalhando numa obra

Gerenciar exposições em obras pode ser algo complexo. Dentre vários outros, os riscos ambientais neste segmento podem representar prejuízos de grandes proporções. O Seguro Ambiental Obras AIG protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.

Seguro Ambiental Operações Comerciais e Industriais

Falhas e incidentes em instalações como edifícios comerciais e indústrias podem gerar casos de poluição ao meio ambiente. O Seguro Ambiental AIG para Instalações Fixas permite ao segurado esquematizar um programa adequado para os riscos ambientais de suas operações.

Seguro Ambiental de Transporte

Uma imagem que ilustra uma estrada vazia

Com a maior parte das cargas transportadas pela via rodoviária é um desafio estar à frente do negócio de transportes no Brasil. A cada vazamento ou tombamento de carga, diversos impactos ambientais podem correr, englobando contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos, entre outros.

O Seguro Ambiental Transportes AIG foi desenvolvido especialmente para riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, oferecendo cobertura para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.

Para mais informações e dicas sobre o assunto, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.

Leia mais artigos em nosso blog: