Indústria

Contaminação da água: como o vazamento em Joinville poderia ser mitigado?

Seguro Ambiental pode auxiliar na reparação aos danos causados
15 de maio de 2024
Contaminação da água: como o vazamento em Joinville poderia ser mitigado?

O transporte de cargas é uma atividade que traz muitos riscos, tanto para os próprios motoristas quanto para as empresas que atuam no setor. Por isso, é fundamental saber como se proteger dos diversos tipos de incidentes que podem ocorrer, como acidentes, roubos, avarias na carga e até mesmo danos ambientais que podem ser causados em um tombamento de carga, por exemplo.

Por isso, qualquer empresa que atue no ramo de transportes deve adotar medidas preventivas e incluir em seu planejamento a gestão de riscos, para evitar as consequências de um incidente.

Vazamento de produtos químicos em Joinville

Um exemplo recente de incidente deste tipo que ocorreu no Brasil e teve bastante repercussão na mídia foi um vazamento químico que aconteceu na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no dia 29 de janeiro de 2024.

O acidente foi causado pelo tombamento de um caminhão que transportava produto químico, que escorreu e atingiu um dos rios que abastece a cidade. Isso afetou o abastecimento da população, fazendo com que mais de 500 mil pessoas ficassem sem água.

O produto químico vazado do caminhão era ácido sulfônico, utilizado para a fabricação de detergentes.

Impactos na captação e tratamento de água

Um incidente de tombamento de um caminhão pode causar grandes impactos, especialmente quando se trata do transporte de cargas perigosas, que são todos os produtos que possuem origem química, radiológica ou biológica e que podem ser nocivos para a população, seus bens e ao meio ambiente.

Os materiais perigosos representam risco para as pessoas e o meio ambiente, pois podem prejudicar tanto humanos quanto animais, plantações, água ou solo. Quando o transporte é realizado corretamente e de maneira adequada, os riscos de acidente são reduzidos, mas nunca são nulos.

Na rodovia podem ocorrer acidentes, causando danos à carga e consequentemente o seu vazamento e, dependendo do material transportado, provocar incêndios ou explosões. Mesmo que o material não seja inflamável, pode haver intoxicação em seres humanos, bem como contaminação ambiental.

No caso de poluição e contaminação da água, isso pode gerar tanto prejuízos imediatos, como a interrupção no abastecimento de água, quanto problemas a longo prazo, podendo afetar rios, lençóis freáticos e vegetação.

Qual é a diferença entre poluição e contaminação da água?

Identificar uma água poluída é relativamente fácil, isso porque ela apresenta mudanças perceptíveis, como coloração, odor ou presença de resíduos visíveis. A poluição dessa água acontece devido a alterações em suas características físicas, biológicas e químicas do ambiente aquática, cuja principal causa é a ação humana.

Já a água contaminada pode parecer visualmente limpa, mas não pode ser consumida visto que pode possuir micro-organismos ou substâncias químicas que podem causar doenças e intoxicações.

Sendo assim, é importante considerar que nem sempre uma água contaminada, estará poluída. Em algumas situações existem substâncias presentes nessa água que não interferem nas relações ecológicas daquele sistema, mas pode gerar riscos para humanos caso consumida.

Como o seguro pode auxiliar em casos de contaminação da água?

specialmente para empresas que trabalham com produtos químicos, que possuem maior potencial de contaminação da água, contar com a proteção de um seguro é fundamental para uma gestão de riscos realmente eficiente. Afinal, mesmo com um bom planejamento, as organizações sempre estarão sujeitas a incidentes que podem prejudicar os negócios.

Referência global em seguros, a AIG conta com soluções voltadas para diferentes segmentos e para empresas de todos os portes. Conheça alguns desses produtos que podem ajudar a proteger o seu negócio:

Seguro Ambiental

O Seguro Ambiental oferece proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços.

O produto abrange desde os custos de limpeza até a investigação e monitoramento do local afetado, além de custos de defesa judicial, trazendo proteção para o segurado, para o meio ambiente e para terceiros.

Seguro Ambiental Transportes

Dentro do ramo ambiental, a AIG conta com um seguro específico voltado para transportadores, embarcadores e empresas de logística em geral. O Seguro Ambiental Transportes foi desenvolvido especialmente para riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, oferecendo coberturas* para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.

*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG.

Processo SUSEP:

Ambiental Transportes: 15414.004009/2011-66

O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

_