Profissionais Liberais

Seguro para advogados: como seu escritório pode se prevenir dos riscos?

Existem diversos seguros que garantem a proteção para os profissionais da área do Direito
7 de junho de 2023
Seguro para advogados: como seu escritório pode se prevenir dos riscos?

Um advogado, independentemente de sua especialidade, costuma prestar um serviço consultivo aos seus clientes, com o objetivo de minimizar os riscos e evitar eventuais problemas legais. Mas, durante a atividade, os profissionais de direito também devem se atentar com a própria proteção.

Afinal, seja um profissional autônomo, um funcionário de uma empresa, ou mesmo um escritório de advocacia, a prestação de serviços advocatícios também está sujeita a riscos. E, mesmo com todas as precauções, é impossível eliminar todos eles. Por isso, contar com o auxílio de um seguro para advogados específicos é fundamental para trazer tranquilidade ao advogado no seu dia a dia.

Tipos de seguros para advogados que todo advogado deve considerar

Listamos abaixo alguns tipos de seguros que são importantes para a proteção do advogado em sua atividade. Confira:

advogado e cliente dando aperto de mãos representando a importância do seguro para advogados

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O conceito de responsabilidade civil está ligado à obrigação de reparar um dano causado a terceiro. A diferença desta para a RC Profissional é somente uma: o causador do dano. Se torna Responsabilidade Civil Profissional se quem causou o dano foi um profissional, na condução de suas atividades ou, no caso das empresas, um empregado, um subcontratado ou até um correspondente.

Portanto, a RC Profissional é a obrigação de indenizar por algum erro ou omissão na prestação dos serviços profissionais.

No caso responsabilidade civil para advogado, um erro durante a sua atividade, por menor que seja, pode gerar multas ou indenizações bastante elevadas para a empresa ou cliente para os quais este profissional esteja prestando serviço.

Por isso, para mitigar os riscos e minimizar eventuais prejuízos, é fundamental que o advogado e seu respectivo escritório de advocacia contem com a proteção de um seguro específico de RC Profissional.

Seguro Cibernético

Outro tipo de seguro muito importante para a proteção de profissionais de Direito e escritórios de advocacia é o Seguro de Riscos Cibernéticos. Imagine, por exemplo, uma empresa ter informações confidenciais vazadas por causa de uma invasão cibernética ao sistema de seu advogado ou escritório jurídico.

O Seguro Cibernético é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Imagem de advogado assinando livro com martelo e balança da justiça em segundo plano

Seguro D&O

Quando falamos nos responsáveis por um escritório de advocacia, por exemplo, uma das principais ferramentas de auxílio para planejamento e mitigação de riscos é o Seguro de D&O (Directors & Officers, na sigla em inglês), que visa garantir tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas, com coberturas* para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.

Seguro de Viagem Corporativo

Algo bastante comum durante a atividade de boa parte dos advogados é a necessidade de realizar viagens a trabalho. Dentro do segmento de Seguro Viagem existe o Seguro de Viagem Corporativo, um produto específico voltado para viagens a trabalho, com diversas coberturas para eventos inesperados.

Como escolher a melhor opção de cobertura para advogados?

Além de escolher um pacote de seguros para a sua melhor proteção, outro ponto fundamental para o planejamento de qualquer advogado é selecionar as coberturas mais condizentes com a sua atividade profissional. Selecionar as coberturas que mais fazem sentido dentro de cada produto também é um aspecto importante na gestão de riscos.

Outro ponto de atenção é quanto ao capital segurado na hora de fechar um seguro para advogados. A empresa ou profissional deve sempre procurar contratar um valor que seja condizente com a sua operação, para ter realmente uma segurança em caso de sinistro. Um grande escritório de advocacia, por exemplo, tem um tipo de necessidade diferente de um negócio de menor porte.

Por isso, é importante sempre consultar um corretor para verificar qual é o melhor tipo de seguro para advogados conforme suas necessidades.

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Responsabilidade civil: o seguro como peça fundamental para o planejamento financeiro da empresa"

Seguro para advogados: como seu escritório pode se prevenir dos riscos?
Leia na íntegra