Profissionais Liberais

Calote financeiro: Veja as principais causas e como evitar prejuízos na sua empresa

Contar com um Seguro de Crédito traz maior proteção financeira para a organização
15 de fevereiro de 2024
Calote financeiro: Veja as principais causas e como evitar prejuízos na sua empresa

Todas as empresas que vendem bens e serviços estão expostas e devem levar em conta o risco de sofrer um calote financeiro, ou seja, que seus clientes deixem de pagar o valor devido.

Por isso, ter uma proteção financeira que garanta o fluxo de caixa da empresa e a gestão operacional de suas atividades é imprescindível, garantindo a continuidade do negócio mesmo com o não pagamento por parte dos compradores.

O que caracteriza o calote?

Popularmente, é chamada de calote qualquer dívida que não foi paga. No mundo corporativo e no mercado financeiro, muitas vezes o termo é utilizado como sinônimo de inadimplência, que se refere ao não cumprimento de obrigações financeiras, ou seja, a situação em que uma pessoa ou empresa deixa de pagar as dívidas ou contas dentro do prazo acordado.

O que é default em finanças? É a mesma coisa que calote?

Embora o termo seja mais utilizado quando se fala de dívidas entre países, ele se aplica também ao meio empresarial, sendo um sinônimo de calote. Ou seja, empresas que atrasam ou não honram pagamentos junto a seus credores também podem entrar em default.

O default ou inadimplência ocorre devido ao não cumprimento das obrigações financeiras, seja o pagamento de uma dívida, o cumprimento de um contrato ou qualquer outra obrigação financeira assumida.

Principais causas do calote financeiro

Um calote financeiro pode impactar significativamente o Contas a Receber e o Fluxo de Caixa de uma empresa. Com isso, a organização fica mais vulnerável em momentos de crise ou instabilidade e, consequentemente, não consegue honrar os seus compromissos.

Conheça abaixo algumas das principais situações nas quais pode ocorrer um calote:

Homem calculando finanças com calculadora, dinheiro e moedas sobre a mesa, simbolizando as possíveis causas de calote financeiro

Calote em empréstimos ou financiamentos

Um dos exemplos mais conhecidos de calote ocorre quando empréstimos ou financiamentos não são pagos. Pode ser uma operação entre duas companhias, entre uma empresa e um banco, ou mesmo de uma pessoa física com uma instituição financeira.

Inadimplência em acordos comerciais

A inadimplência em acordos comerciais pode ocorrer, por exemplo, em uma operação entre duas empresas ou entre governos de dois países.

Mudança de condições financeiras

Em acordos financeiros ou comerciais, especialmente os de longo prazo, podem ocorrer mudanças das condições financeiras previamente estabelecidas, devido a alguma alteração de mercado, por exemplo. Em casos assim, existe sempre o risco de uma das partes não conseguir cumprir com as suas obrigações de pagamento.

Falta de transparência contratual

Outro fator que pode acarretar um calote financeiro é a falta de transparência contratual. Neste caso, por falta de conhecimento ou mesmo má-fé de uma das partes, a empresa responsável acaba por não cumprir as obrigações contratuais de pagamento.

Alterações legais ou regulatórias

Mudanças na legislação ou alterações regulatórias dentro do mercado no qual a empresa está inserida também são fatores que podem ter influência em um acordo financeiro e eventualmente levar a uma situação de inadimplência.

Impactos a longo prazo em casos de calote financeiro

Se a empresa não está preparada para uma fase de instabilidade ou não se prepara em um momento de expansão, ela está sujeita à inadimplência, o que vai impedir que a organização opere de forma lucrativa. No longo prazo, isso pode impedir a concessão de financiamentos e a possibilidade de expansão do negócio, pois a companhia não terá a rentabilidade necessária para expandir os seus negócios. Com isso, ela terá dificuldades para ter uma operação sustentável no futuro.

Seguro de Crédito como solução contra calotes financeiros

O Seguro de Crédito oferece cobertura* contra o risco de que um cliente (Comprador) não pague pelos bens e serviços que uma empresa vende (à prazo). Todas as empresas que vendem bens e serviços estão expostas e devem levar em conta o risco que seus clientes deixem de pagar.

Portanto, o Seguro de Crédito protege as contas a receber de um segurado contra perdas provenientes da falência ou inadimplência de um comprador. Além disso, o produto suporta financeiramente o segurado e fornece confiança para concessão de crédito a clientes novos e existentes. Com isso, ajuda as empresas a crescer de maneira lucrativa e a superar as altas e baixas do ciclo de negócios.

Dois profissionais realizando uma troca confidencial de documentos em um envelope marrom sobre a mesa durante uma negociação.

Benefícios do Seguro Trade Credit da AIG

Dentro do segmento de Seguro de Crédito, a AIG conta com o seguro Trade Credit, solução voltada a todas as empresas que comercializam bens e serviços a prazo, de portes diversos, subsidiárias ou divisões de empresas multinacionais com operação local ou global.

Veja alguns dos principais benefícios oferecidos pela AIG neste seguro:

Limites não canceláveis

Pioneirismo e maior estabilidade em subscrição não cancelável, com capacidades multinacionais, com histórico comprovado de manutenção das coberturas durantes os ciclos econômicos, trazendo um conforto a mais para o segurado no momento da contratação.. Isso traz uma maior previsibilidade e tranquilidade ao segurado no dia a dia.

Parceria

É um produto sob medida para os clientes de acordo com suas necessidades. Com uma gestão 360°, a AIG está sempre perto da operação, com acompanhamento completo da apólice, desde a contratação até a parte operacional no dia a dia do cliente.

Cobertura para vendas domésticas e exportações

O seguro de crédito doméstico possui cobertura para vendas no mercado interno e indeniza perdas decorrentes de inadimplência do comprador por atraso de pagamento ou insolvência. Já o seguro de crédito à exportação oferece cobertura para vendas no mercado externo, risco comercial e político, inconvertibilidade de moedas e moratória declarada.

Entre em contato com a AIG e conheça os serviços e benefícios do Seguro de Crédito para garantir a segurança e o sucesso do seu negócio.


*Todas as coberturas dependem de análise prévia. Consulte as Condições Gerais na íntegra no site da AIG. 
Processo SUSEP:
Crédito Interno (Processo SUSEP n°15414.000346/2010-01)
Crédito à Exportação (Processo SUSEP n°
15414.005103/2011-32)
O registro do produto é automático e não representa aprovação ou recomendação por parte da Susep.

_

Baixe o material exclusivo da AIG "Riscos tributários e o seguro para diretores e administradores"

Calote financeiro: Veja as principais causas e como evitar prejuízos na sua empresa
Leia na íntegra