Profissionais Liberais

Seguro POSI: tudo sobre oferta pública da bolsa de valores

Produto é voltado para empresas que pretendem abrir capital na bolsa
20 de janeiro de 2022
Seguro POSI: tudo sobre oferta pública da bolsa de valores

É bastante comum ver no noticiário econômico a informação de que alguma empresa brasileira está abrindo seu capital, por meio de uma Oferta pública inicial (IPO – Initial Public Offering, na sigla em inglês). Uma companhia realiza esse processo quando pretende captar recursos para expansão, aquisição, pagamento de dívidas ou para que o acionista atual venda sua participação na empresa (total ou parcial). Trata-se do primeiro momento em que os acionistas da empresa renunciam de parte dessa propriedade em favor de acionistas em geral.

Capitalizar na bolsa de valores, seja em IPOs ou em ofertas subsequentes (Follow-Ons), exige das empresas um cuidado especial no tratamento das informações oferecidas ao mercado, aos órgãos de regulamentação e às próprias normas da bolsa de valores. E, como em qualquer atividade, companhias estão sujeitas a erros nesse processo, que podem gerar penalizações a seus administradores, acionistas e demais partes envolvidas.

O que é o seguro POSI?

O seguro POSI (Public Offering Securities Insurance, na sigla em inglês) é o seguro Responsabilidade Civil para oferta pública de valores mobiliários. O produto visa conceder cobertura à emissora e seus diretores e administradores em relação a qualquer oferta de valores mobiliários que possua prospecto ou outros documentos da oferta, entre eles um IPO.

Uma fotografia de uma pessoa segurando uma caneta

O que o seguro POSI cobre?

O Seguro POSI é um produto que oferece proteção para ofertas públicas de valores mobiliários, com cobertura para eventuais custos de defesa, acordos e indenizações (desde que possua cobertura de acordo com o produto contratado).

Para quem é voltado esse tipo de seguro?

O seguro POSI é voltado para companhias de diferentes áreas, portes e segmento de atuação.

A procura maior costuma ser de empresas buscando IPOs ou ofertas subsequentes (follow ons), e existe uma maior procura das empresas em busca da emissão de valores mobiliários como alternativa para fortalecimento de caixa, o que resulta em maior demanda pelo POSI.

Uma imagem que ilustra uma pessoa digitando num computador com um gráfico ao fundo

Com o mercado de IPOs aquecido , a tendência é de aumento na procura pelo seguro POSI e também de maior conscientização pelas empresas, à medida que mais companhias devem estrear no mercado de ações com oferta inicial ou emissão de dívida.

Por isso, falar em crescimento do seguro POSI deve ser relacionado com a retomada dos planos de abertura de capital no Brasil, que se fez mais visível nos últimos anos. E esse indicador parece não ter volta, pois mesmo em momentos de situação econômica instável, é crescente o número de empresas fazendo esse movimento em busca de captação de recursos.

Qual é a diferença entre seguro POSI e D&O?

Muitas pessoas costumam relacionar o seguro POSI com o seguro D&O (Directors & Officers, na sigla em inglês), que é voltado para proteger executivos e administradores de empresas. A principal vantagem da contratação do POSI em separado do seguro de D&O é o fato de o segurado ter a possibilidade de contratar um limite específico para a operação, não ligado ao dia a dia da companhia.

Conheça as vantagens do seguro POSI da AIG

Em qualquer segmento de atuação, o seguro é uma ferramenta importante para a proteção de riscos. No caso do Seguro POSI, o principal objetivo do produto é atuar na mitigação dos riscos durante processos como IPOs ou Follow-Ons, visando proteger a companhia, seus administradores e os seus acionistas, o que traz mais tranquilidade para todos os envolvidos na operação.

Uma fotografia de pessoas operando na bolsa

O Seguro POSI é um produto que vem sendo cada vez mais procurado no Brasil, o que comprova o desenvolvimento do mercado e uma maior conscientização dos gestores das empresas para os riscos envolvidos em operações de ofertas de valores mobiliários.

Uma das líderes do segmento no Brasil, a AIG lançou o Seguro para Ofertas de valores mobiliários em meados dos anos 2000. O Seguro POSI da AIG traz diversas soluções para atender o gestor e a sua empresa, com diferentes coberturas específicas, além de uma equipe de análise e gerenciamento de risco para auxiliar o cliente na prevenção a incidentes, com larga experiência técnica e conhecimento do ambiente empresarial.

Além disso, pelo seu conhecimento e atuação global em seguros diversos, voltados a diferentes segmentos e especificidades, ao amparar também seus profissionais e executivos, a AIG consegue combinar a avaliação de riscos à realidade e necessidade desses profissionais e executivos.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, ouça o episódio da série de podcasts Negócio Seguro AIG Play sobre tendências em ofertas públicas na bolsa de valores e o Seguro POSI. Participaram da conversa João Fontes, Gerente de Linhas Financeiras da AIG, Flavia Mouta, Diretora de Emissores da B3 e as sócias do escritório Mattos Filho Advogados, Camila Calais e Vanessa Fiusa.

Leia mais artigos em nosso blog:

_