Serviços e Comércio

O que é sinistro e como ele funciona? Entenda o processo

Muito falado e presente em qualquer tipo de seguro, é importante o cliente saber quando acioná-lo
25 de outubro de 2021
O que é sinistro e como ele funciona? Entenda o processo

Caso você já tenha feito algum tipo de seguro, seja como pessoa física ou jurídica, muito provavelmente já ouviu falar na palavra sinistro. Apesar de ser um termo bastante comum no universo de seguros, algumas pessoas podem não saber exatamente o que ele significa.

Porém, mesmo contando com o suporte do corretor e da própria seguradora, é importante que o cliente esteja familiarizado com essa e outras expressões antes de assinar qualquer contrato.

Primeiramente, vale esclarecer:

O que é um sinistro?

Presente nas apólices de seguro, o sinistro é a ocorrência de um evento que causa prejuízos ou avarias a um bem segurado. É necessário que a cobertura para o evento ocorrido tenha sido contratada e esteja presente na apólice durante a sua vigência. Resumindo, o sinistro é a ocorrência de um dos riscos cobertos na apólice.

Uma imagem que ilustra uma pessoa utilizando o celular

Como funciona o processo de sinistro?

O sinistro pode ser integral, como por exemplo, no caso de um seguro automotivo, quando um veículo é roubado e a seguradora indeniza o valor total do mesmo; ou parcial, quando ocorre um acidente e o carro é danificado.

O sinistro, pode ocorrer com bens do próprio Segurado e também com bens de terceiros a depender das coberturas contratadas na apólice. Ao avisar a seguradora sobre o sinistro, a mesma entra em ação para verificar o ocorrido e a apólice, de maneira a confirmar a cobertura do evento para prosseguir com o pagamento da Indenização.

Quais as diferenças entre prêmio e sinistro?

O prêmio é o valor que o cliente paga para um determinado seguro, ou seja, o seu custo. Esse valor garante os riscos contratuais e o pagamento da indenização especificada na apólice. Já o sinistro é a ocorrência de um dos riscos previstos na apólice.

O que fazer em caso de sinistro?

Em casos de sinistro, é obrigação da seguradora indenizar os prejuízos decorrentes do sinistro de acordo com as coberturas previstas na apólice do produto. Porém, antes disso, é importante que o cliente esteja atento ao que se deve fazer para acionar a seguradora da maneira correta e garantir que todo o processo aconteça da melhor forma possível.

Uma imagem que ilustra uma pessoa mexendo no celular

Veja abaixo um breve resumo passo a passo de como proceder em caso de sinistro:

Verificar se há algum ferido

Certifique-se que, após um acidente com vítimas, as mesmas estejam sob os cuidados médicos necessários.

Proteger o bem danificado

Procure proteger o bem danificado, minimizando riscos de novos acidentes e/ou agravamento dos danos. Muitas vezes os bens são vistoriados pela seguradora e precisam ser preservados.

Acionar a seguradora

É necessário entrar em contato com a seguradora diretamente ou por meio do seu corretor de seguros para verificar a cobertura da apólice contratada e comunicar o sinistro. Informe os detalhes de como e quando ocorreu o sinistro, danos e/ou perdas geradas, pessoas e/ou bens envolvidos, responsabilidade pelo sinistro, etc.

Apuração de danos

A seguradora colhe documentos e depoimentos do cliente de maneira a entender o que houve e a proporção e causa do incidente.

Avaliação da seguradora

Após essa primeira apuração e a coleta das informações, a seguradora avalia o acontecido de maneira a verificar se existe cobertura para aquela situação. Outros documentos podem ser solicitados, de acordo com as Condições Gerais da sua apólice ou Certificado, para que o processo de análise das coberturas e levantamento das perdas geradas pelo acidente possam ser encaminhados.

Contemplação ou não pela apólice

Após a verificação minuciosa do incidente, a seguradora estabelece se o evento pode ou não ser coberto pela apólice.

Encerramento do sinistro

Após a decisão da seguradora, é realizado o pagamento da indenização ou então o processo de sinistro é dado como encerrado sem indenização ao segurado.

Uma imagem que ilustra uma pessoa em uma ligação

Para a tranquilidade e continuidade de seu negócio, a AIG conta com uma rede de corretores parceiros altamente capacitados, atuando desde a contratação do seguro até um inesperado acidente, garantindo o melhor e mais eficiente atendimento a sinistros do mercado.

Leia mais artigos em nosso blog: