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Os principais riscos para agências de publicidade e como se proteger

É importante que os administradores avaliem a contratação de seguros que melhor se encaixem no seu tipo de negócio
11 de outubro de 2023
Os principais riscos para agências de publicidade e como se proteger

As agências de publicidade já existem há um longo tempo no mundo todo. A primeira agência deste tipo oficialmente reconhecida foi a William Taylor, criada em 1786, em Londres, na Inglaterra. Já no Brasil, a primeira agência de publicidade profissional que se tem notícia é a Eclética, fundada em 1914, em São Paulo, pelo publicitário e jornalista João Castaldi, em sociedade com o empresário Jocelyn Benaton.

Atualmente, mais de 100 anos depois, existem cerca de 36 mil empresas registradas no Brasil como agências de publicidade, de acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Com o avanço da tecnologia, hoje as agências prestam diversos tipos de serviço aos seus clientes em diferentes plataformas. Com isso, porém, também existem os riscos aos quais esse tipo de negócio está exposto no dia a dia do seu trabalho.

Os riscos específicos enfrentados pelas agências de publicidade

Veja alguns tipos de riscos envolvidos no trabalho de uma agência de publicidade:

designer de agência de publicidade trabalhando sentada em mesa com monitor mostrando paletas de cores

Violação de direitos autorais e propriedade intelectual

A propriedade intelectual é um conceito que busca proteger os direitos do autor sobre suas criações intelectuais, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Desta forma, ficam garantidos ao titular os direitos exclusivos para a utilização, comercialização ou distribuição de qualquer produção. Com base na lei, a pessoa física ou jurídica que pratica a violação de propriedade intelectual está cometendo um crime ou infração. Por isso, mesmo que não seja uma ação de má-fé, caso uma agência de publicidade cometa essa irregularidade, estará sujeita a sofrer um processo judicial, podendo causar um grande prejuízo financeiro e reputacional.

Quebra de confidencialidade

Um acordo de confidencialidade é um documento firmado entre duas ou mais partes com o objetivo de manter determinadas informações em sigilo. Na área da publicidade, pode ser usado para proteger uma empresa antes do lançamento de uma campanha sobre um novo produto, por exemplo. Caso a agência quebre esse acordo, estará sujeita a sofrer um processo judicial de seu cliente.

Não cumprimento de acordos contratuais quanto à gestão de projeto

Assim como ocorre na quebra de confidencialidade, o não cumprimento de qualquer tipo de acordo contratual com algum cliente ou fornecedor pode gerar multas e até processos judiciais para a agência.

Insatisfação gerada por ação ou campanha produzida

Uma campanha publicitária, mesmo quando produzida da forma correta, pode gerar insatisfação do cliente ou mesmo do público, trazendo eventuais prejuízos à imagem da agência responsável.

Reparação de Danos

Empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a realizar uma ação de reparação de danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é chamada de responsabilidade civil. Ou seja: quem causou o dano tem a obrigação de ressarcir a vítima dessa ação.

No caso das agências de publicidade, um tipo de risco que merece atenção são os danos extrapatrimoniais, ou seja, um tipo de dano não palpável, um prejuízo imaterial. Dentro dessa categoria estão, por exemplo, os danos morais, que são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, assim como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. A legislação brasileira define ainda que o dano moral pode se enquadrar também para pessoas jurídicas, por exemplo em atos que provoquem prejuízos à imagem ou à reputação de uma empresa.

Vazamento de dados e informações de clientes

O vazamento de dados ocorre quando informações privadas, confidenciais ou pessoais são acessadas por pessoas não autorizadas. Isso geralmente acontece quando alguém invade o banco de dados, mas também pode acontecer de outras maneiras, como permitir que a pessoa acesse e compartilhe os dados sem o consentimento do proprietário.

Como costumam armazenar dados de terceiros, como clientes e fornecedores, uma agência de publicidade deve redobrar a atenção com esse risco, pois caso seja responsável pelo vazamento dessas informações as consequências podem ser muito graves, especialmente após a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil.

As multas por descumprimento da LGPD no país começaram a valer em agosto de 2021. Elas podem chegar a até R$ 50 milhões por infração, o que reforça a importância de as empresas atuarem para evitar prejuízos decorrentes do vazamento de dados.

Responsabilidade por informações enganosas ou difamatórias

A agência é a responsável intelectual por qualquer peça ou campanha publicitária que produza. Neste sentido, um ponto de atenção é com o que se chama de “propaganda enganosa”, ou seja, aquela capaz de levar o consumidor a erro, prometendo algo que na realidade não vai ocorrer. Ou ainda alguma ação publicitária que possa difamar uma pessoa ou empresa concorrente.

equipe de agência de publicidade conversando em sala de reunião

Quais seguros podem auxiliar na gestão de uma agência de publicidade?

Dentro do planejamento de uma agência de publicidade, a gestão de riscos é fundamental para evitar eventuais problemas, como os exemplos citados acima. E, como parte dessa gestão, um ponto importante é a contratação de seguros que melhor se encaixem no negócio em questão.

Conheça abaixo alguns seguros que podem ajudar uma agência de publicidade na gestão de riscos:

Seguro Empresarial PME

De acordo com dados do Sebrae, aproximadamente 85% das agências de publicidade registradas no Brasil são micro e pequenas empresas. Para organizações deste porte, existe o Seguro Empresaarial AIG, desenhado para atender às necessidades específicas de pequenas e médias empresas de diversos segmentos comerciais, serviços e indústrias.

O produto oferece mais de 40 coberturas* diferentes para danos patrimoniais, despesas fixas, riscos de engenharia e responsabilidade civil combinadas na mesma apólice. Além disso, a AIG possui uma série de coberturas adequadas para nichos de mercado e redes de franquias.

Seguro de Riscos Cibernéticos

O Seguro de Riscos Cibernéticos é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Esse seguro, que chegou ao Brasil em 2012 pela AIG, traz uma tranquilidade maior para a empresa em caso de incidentes desse tipo.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção contra perdas e danos devidos a terceiros. É justamente na reclamação por parte do terceiro por seus prejuízos que está o gatilho para acionar esse seguro de responsabilidade civil, que poderá ser utilizado para proteger o patrimônio financeiro do profissional (caso o segurado seja pessoa física) ou da empresa (caso o segurado seja pessoa jurídica).

É uma proteção fundamental, principalmente para quem tem um caixa pequeno, pois sem ela uma empresa pode até quebrar.

Seguro D&O

O Seguro D&O é uma ferramenta de auxílio para planejamento e mitigação de riscos, que visa garantir tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas, com coberturas para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.

Os benefícios de uma agência de publicidade contratar um seguro

Portanto, são diversos os benefícios que uma agência de publicidade terá ao contratar esses seguros:

Proteção financeira

Em caso de sofrer uma sanção ou processo judicial, a agência pode contar com a proteção financeira de acordo com os limites e coberturas contratadas pelo seguro em questão.

Preservação da reputação e imagem da agência

Além da proteção financeira, ter um seguro pode auxiliar na preservação da reputação e imagem da agência no mercado e na opinião pública.

Tranquilidade

O gestor de uma agência de publicidade pode ter a tranquilidade em saber que, caso ele ou alguém de sua equipe cometa um erro, terá o amparo de um seguro.

*Todas as coberturas dependem de análise e sempre deve ser levado em consideração as coberturas contratadas, bem como os limites e excludentes das Condições Gerais de cada produto.

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