Pequenas e Médias Empresas

Sua empresa é uma PME? Veja como o seguro pode ajudar o seu negócio

A AIG oferece diversas soluções para pequenas e médias empresas
30 de maio de 2022
Sua empresa é uma PME? Veja como o seguro pode ajudar o seu negócio

Segundo dados do Serasa Experian, no Brasil existem cerca de 6,4 milhões de empresas. Dessas, 99% são PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e detêm 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado. Ou seja, boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro passa por essas empresas.

Com o surgimento de novos modelos de negócio, especialmente no ambiente digital, com startups e aplicativos sendo criados a cada dia, a quantidade de PMEs no mercado também cresce. E essas empresas, independentemente do seu porte ou segmento, devem se atentar também para a gestão de riscos durante a operação. Para isso, o auxílio do seguro é fundamental para garantir a proteção financeira e a continuidade dos negócios.

O que são os seguros para PMEs?

Existem diversos tipos de seguros e coberturas voltados para as PMEs. Um exemplo é o Seguro Empresarial AIG, desenhado para atender às necessidades específicas de pequenas e médias empresas de diversos segmentos comerciais, serviços e indústrias, com uma série de coberturas adequadas para nichos de mercado e redes de franquias.

Por que contratar um seguro para PMEs?

Muitas vezes, pequenas e médias empresas não dão a devida atenção para a gestão de riscos, ou nem mesmo possuem alguém responsável por isso dentro da companhia. No caso de algum incidente durante a operação, o prejuízo pode ser muito maior se a empresa não contar com o tipo de seguro que ofereça cobertura para aquela situação. Por isso, é importante que as PMEs enxerguem no seguro uma proteção para o seu negócio, auxiliando também na prevenção dos riscos.

Quais são os principais seguros para PMEs?

Como referência global em seguros diversos, a AIG possui produtos voltados para negócios de diferentes portes e segmentos, atendendo às necessidades das pequenas e médias empresas. Confira algumas dessas soluções:

Seguro Patrimonial

O seguro patrimonial protege empresas contra danos materiais e lucros cessantes. De riscos complexos a médias empresas, conte com uma das maiores capacidades do mercado, além de toda a experiência técnica e de gestão de riscos da AIG.

Uma fotografia de uma reunião de pessoas.

Seguro de Riscos Cibernéticos

O seguro cibernético atualmente, qualquer empresa está sujeita a sofrer um ataque virtual. Pioneiro no Brasil, o Seguro de Riscos Cibernéticos da AIG é um protecional adicional às empresas, uma apólice que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Seguro de Responsabilidade Civil Geral

Qualquer empresa pode sofrer com riscos antes, durante ou depois da prestação de um serviço ou oferta de um produto. Ainda mais, há leis que obrigam empresas a assumir a responsabilidade por danos causados por seus produtos ou na prestação de serviços a terceiros, o que pode comprometer a continuidade do seu negócio.

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral da AIG oferece coberturas contra diversos tipos de prejuízos e danos a terceiros que uma empresa está sujeita, desde modalidades básicas a apólices combinadas que contemplam o universo de atuação corporativo.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O seguro de responsabilidade civil profissional protege a empresa e os seus profissionais contra reclamações apresentadas por perdas financeiras resultantes dos serviços prestados aos clientes. As coberturas do Seguro RC Profissional AIG oferecem amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais e outros danos que possam ser indenizados.

Uma fotografia de um aperto de mãos.

Seguro Produtos Contaminados

O seguro de produtos contaminados garante o pagamento dos prejuízos diretos da própria empresa, relacionados à contaminação de comestíveis e bebidas, ajudando seus clientes no controle dos efeitos gerados pela retirada de produtos do mercado, amparando desde custos como transporte, armazenagem, destruição, substituição e redistribuição do produto, até despesas de gerenciamento e consultoria de crise, além de garantir indenização para interrupção dos negócios causada diretamente pelo incidente.

Seguro D&O

O seguro D&O é uma modalidade de seguro que visa garantir a tranquilidade e proteção para executivos e administradores de empresas. Diretores e administradores possuem grandes responsabilidades na gestão de empresas, podendo ser responsabilizados por seus atos de gestão. Mundialmente, a lei prevê a responsabilização, civil ou criminal, de diretores e administradores que causaram danos durante a sua gestão na empresa. Porém, a questão é bem mais complexa do que parece e envolve diversos fatores.

Por isso, empresas e executivos devem estar cada vez mais atentos a isso para se proteger de eventuais problemas. Para auxiliar na prevenção desses riscos, existe o seguro de D&O, garantindo cobertura para processos judiciais, administrativos ou arbitrais relacionados a atos de gestão de executivos.

Seguro de Acidentes Pessoais

O seguro de acidentes pessoais destinado a empresas que desejam cobrir acidentes que ocorram com seus colaboradores e/ou prestadores de serviços, ou ainda seus clientes (no modelo de representação ou estipulação).

Por isso, se você é gestor de uma PME, vale a pena conferir as soluções da AIG voltadas para o seu negócio!

Uma fotografia de dois homens conversando com equipamentos de segurança.

Ouça também o episódio do Podcast Negócio Seguro AIG sobre os riscos em negócios emergentes, com as participações de Natália Saltoratto, Coordenadora de seguros para pequenas e médias empresas na AIG, Vagner Jesus, CEO do Whow!, e Gustavo Camussi, especialista em Marketing Digital e Redes Sociais da AIG.

Leia mais artigos em nosso blog: