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Confira seis passos para planejar um evento com segurança

Contar com a proteção de um seguro é fundamental para evitar riscos
14 de julho de 2022
Confira seis passos para planejar um evento com segurança

Realizar eventos, independentemente do tipo ou tamanho, não é uma tarefa fácil. Por isso, é primordial fazer um bom planejamento, que seja eficiente em todas as fases, com o objetivo de mitigar riscos envolvidos na produção e execução de um evento.

Contar com a proteção de um seguro na hora de realizar um evento é fundamental para evitar possíveis danos à empresa responsável. Mas é importante também atuar de forma preventiva, para minimizar os riscos de qualquer incidente e, assim, garantir o sucesso do evento.

Confira abaixo seis passos para planejar um evento com segurança:

1. Análise do local

Fazer um planejamento prévio é imprescindível. Por isso, é necessário saber a quantidade de pessoas que estarão presentes, além do estilo do evento e do público que irá participar. Tudo isso influencia para que as pessoas sejam acomodadas confortavelmente e não haja superlotação, aumentando os riscos.

Outro ponto importante ao realizar a análise do local é verificar se as documentações do espaço estão em dia, se os equipamentos de segurança estão funcionando e se existe histórico de incidentes no local.

Uma fotografia de várias pessoas em um evento de seguro, focando em uma mulher que está a frente

2. Mapeamento dos riscos

O gerenciamento de riscos é outro ponto relevante. Realizar a análise e identificação de possíveis riscos é fundamental para criar planos de contingência e garantir a segurança do evento. Imprevistos podem acontecer e é necessário que os responsáveis saibam como agir em qualquer situação.

Uma fotografia de mulher anotando, mapeando riscos para um evento

3. Obtenção de todas as licenças para a utilização do local

Para a realização de eventos, é necessário providenciar a emissão de uma autorização e a fiscalização por órgãos responsáveis. Não possuir essa documentação pode acarretar multas e cancelamento do evento. Por isso, é fundamental conhecer quais são os documentos necessários.

Os principais são:

  •  Alvará de Funcionamento Temporário (válido para cada evento);
  •  Estatuto ou Contrato Social;
  •  Laudo Técnico de Segurança;
  •  Cadastro de Pessoa Jurídica;
  •  Termo de Responsabilidade Específico;
  •  Comunicado aos órgãos de segurança, como polícia militar e corpo de bombeiros;
  •  Autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT).

Em alguns eventos específicos, que envolvam manipulação de alimentos, fogos de artifício etc., são necessárias licenças específicas para cada tipo.

uma fotografia de mulher conferindo uma pilha de papéis para eventoÉ importante saber que caso aconteça qualquer acidente durante o evento e não existam as documentações necessárias, existe o risco de processos criminais e cíveis aos responsáveis pela organização.

4. Contratação de seguros para eventos

Um Ponto fundamental para a realização de um evento é contratar um bom seguro. Referência global em diversos segmentos, a AIG possui diferentes tipos de seguros voltados para eventos.

Confira abaixo quais são os principais:

AP Eventos:

Como parte do segmento de Acidentes Pessoais, a AIG oferece o seguro AP Eventos, que possui cobertura para acidentes de diversos tipos que podem ocorrer com os participantes do evento, garantindo proteção para todos. O produto conta com coberturas para indenização por despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias de internação por acidente, e até morte acidental e/ou invalidez total ou parcial.

RC Eventos:

Dentro da área de responsabilidade civil, a AIG conta com o RC Eventos, seguro específico para o segmento de eventos oferece cobertura para danos materiais, morais, corporais e estéticos causados a terceiros e está presente em todas as etapas do evento, assegurando que imprevistos não atrapalhem a empresa. O produto aceita eventos com até 10 mil pessoas por dia.

Fotografia de mulher com a mão estendida e uma animação em um formato de escudo de proteção acima da mão

5. Faça um bom plano de contingência

Um dos passos mais importantes é desenvolver um plano de contingência eficiente, que contenha todas as ações que serão adotadas em caso de incidentes de diferentes tipos que possam acontecer durante o evento.

6. Contrate profissionais qualificados

Pensando no tópico anterior, é importante que todos os profissionais presentes sejam treinados e qualificados para suas funções e para situações adversas, de forma a orientar as pessoas presentes.fotografia de dois homens entregando caixas e uma mulher com um caderno na mão

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