Indústria

Quais são os principais seguros para a indústria?

Com cada vez mais tecnologia, a proteção aos equipamentos industriais é fundamental para a continuidade dos negócios
24 de janeiro de 2022
Quais são os principais seguros para a indústria?

Existem diversos tipos de indústria: alimentícia, têxtil, química, metalúrgica, papel e celulose, entre outras. É claro que cada uma possui necessidades específicas, porém em todas elas a proteção aos indivíduos e equipamentos envolvidos na operação é algo fundamental para evitar possíveis incidentes e, consequentemente, prejuízos ao negócio em questão.

Independentemente do segmento, a tecnologia é algo cada vez mais presente nas operações industriais. Ao mesmo tempo em que facilitam e otimizam a produção, maquinários e equipamentos tecnológicos também precisam ter a devida proteção. Por isso, contar com diferentes tipos de seguros é fundamental para evitar eventuais prejuízos e garantir a continuidade de qualquer empresa que atua no setor industrial.

Por que contar com seguros para a indústria?

Fundamental para a proteção dos negócios de qualquer empresa, o seguro busca prevenir problemas ao segurado, evitando possíveis prejuízos para a companhia. No caso das indústrias, é importante contar com coberturas para diferentes tipos de riscos, como roubo, furto, incêndio, danos a terceiros, problemas em máquinas e equipamentos, invasões cibernéticas, entre outros.

Uma fotografia de uma indústria

A indústria 4.0 e o setor de seguros

De maneira geral, a indústria 4.0 vem para reformular processos e trazer maior tecnologia e praticidade, proporcionando para as operações industriais uma produção mais moderna, segura e automatizada. Essa automatização dentro das indústrias é algo que vem acontecendo e abrindo espaço para o redirecionamento dos funcionários em novas funções, deixando o trabalho mais “pesado” para as máquinas.

Mesmo seguindo as normas e procedimentos de segurança corriqueiros, além da capacitação técnica dos funcionários, ainda assim é de suma importância a contratação de um seguro para proteger todos os equipamentos industriais e o próprio patrimônio da companhia, com o objetivo de mitigar os riscos.

Quais são os principais riscos para a indústria?

Em qualquer atividade industrial existem diversos tipos de risco aos quais o proprietário e os próprios funcionários devem ficar atentos. Veja alguns exemplos:

Roubo

Em geral, as atividades industriais são feitas em espaços amplos, por vezes em locais mais afastados da cidade e que estão sujeitos a roubos, desde invasões até a pequenos furtos.

Incêndio

Mesmo com todas as medidas de proteção, o risco de um incêndio sempre existe, especialmente em uma indústria que trabalha com produtos inflamáveis.

Acidentes

Um acidente de trabalho durante a operação pode causar ferimentos nos próprios funcionários e também em terceiros, como por exemplo prestadores de serviços externos.

Danos a equipamentos

Seja por falha humana ou tecnológica, o dano de um equipamento industrial pode até paralisar a produção da companhia, causando grandes prejuízos.

Invasões cibernéticas

Com o uso cada vez maior de tecnologia na indústria e muitos equipamentos de IoT (Internet das Coisas), as invasões cibernéticas passam a ser um risco real para as operações.

Quais são os principais seguros para a indústria?

Referência mundial em grandes riscos industriais, a AIG possui vários tipos de seguros voltados para diferentes tipos de indústrias, oferecendo proteção para diversos riscos.

Uma fotografia de um homem e uma mulher conversando no trabalho

Confira algumas das soluções da AIG para indústrias:

Seguro de Responsabilidade Civil Geral

O seguro de responsabilidade civil geral foi pensado para atender diferentes tipos de indústria, o seguro oferece coberturas para diversos prejuízos e danos a terceiros que uma empresa está sujeita, desde modalidades básicas a apólices combinadas que contemplam o universo de atuação corporativo.

Seguro Produtos Contaminados

Quando falamos da indústria de alimentos e bebidas, o risco de contaminação é uma das maiores preocupações.

O seguro de Produtos Contaminados da AIG garante o pagamento* dos prejuízos diretos da própria empresa, relacionados à contaminação de comestíveis e bebidas, ajudando seus clientes no controle dos efeitos gerados pela retirada de produtos do mercado, amparando desde custos como transporte, armazenagem, destruição, substituição e redistribuição do produto, até despesas de gerenciamento e consultoria de crise, além de garantir indenização* para interrupção dos negócios causada diretamente pelo incidente.
* Com a análise do sinistro e desde que exista cobertura conforme o produto contratado.

Seguro de Riscos Cibernéticos

O seguro cibernético com o avanço da tecnologia na indústria e o aumento do número de funcionários trabalhando remotamente em suas redes domésticas, os riscos cibernéticos são cada vez mais uma preocupação neste tipo de operação.

O seguro é uma camada adicional de proteção às empresas que visa amparar perdas financeiras decorrentes de ataques virtuais maliciosos, ou mesmo de incidentes decorrentes de erros ou negligências causados internamente na companhia, que resultem em vazamento de dados e outros danos ligados ao sigilo da informação.

Seguro para Equipamentos

O seguro para equipamentos da AIG conta com o Seguro para Equipamentos de Linha Amarela e Seguro para Equipamentos de Linha Verde, que protegem contra danos externos acidentais durante a operação.

Seguro para Transportes

O seguro para transportes a área de transporte e logística é fundamental para diversas operações industriais, e que também traz diversos riscos de incidentes. A AIG é referência mundial em transportes, oferecendo diversas soluções no segmento, com proteção nacional e internacional para acidentes, danos, perdas, avarias, roubos de cargas, entre outras coberturas.

Seguro Patrimonial

O seguro patrimonial é voltado para diversos tipos de negócio, incluindo grandes operações industriais, este seguro protege contra danos materiais. Além do seguro básico para incêndio, explosões e quedas de raio, a AIG oferece coberturas complementares para catástrofes naturais, como alagamentos e vendavais, danos elétricos e a quebra de máquinas industriais, incluindo lucros cessantes, ou seja, a perda de receita pela paralisação de uma atividade.

Também existe a proteção às edificações e bens do segurado de eventos menores, como um impacto de veículo, vazamento acidental de um hidrante ou chuveiro automático, roubo de bens, até quebra de vidros. O escopo de coberturas é amplo e varia em função da ocupação do segurado.

Uma fotografia de um homem trabalhando na indústria

Acidentes Pessoais

Para qualquer indústria, é fundamental estar protegido em caso de acidente. Ter um seguro de acidentes pessoais é uma proteção financeira para o segurado e seus beneficiários. São mais 30 coberturas, que vão desde internação hospitalar e assistência odontológica a invalidez ou morte acidental, além delas, um pacote de assistências que permite o uso imediato do seguro e seus benefícios.

É uma tranquilidade para o negócio a segurança de que, se acontecer algo com um cliente, funcionário ou prestador de serviço, todo apoio será prestado.

Seguro Ambiental Operações Comerciais e Industriais

Qualquer atividade industrial também está sujeita a riscos ambientais. Por isso, a AIG possui um produto específico para esse tipo de operação, voltado para o setor industrial em geral.

Portanto, independentemente do segmento da indústria em questão, investir em um seguro é a garantia de um futuro com menos riscos para o seu negócio.

Leia mais artigos em nosso blog: