Agronegócio

Dia Mundial da Água. Como proteger esse bem e a minha operação?

Em 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Principal meio de vida do ser humano, animais e vegetais, a água ocupa mais da metade de todo o Planeta.
31 de março de 2020
Dia Mundial da Água. Como proteger esse bem e a minha operação?

Em 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. Principal meio de vida do ser humano, animais e vegetais, a água ocupa mais da metade de todo o Planeta. Sem ela, seria impossível a vida na Terra.

Com o aumento da população e das atividades que dependem da água em todo o mundo, é preciso redobrar os cuidados na preservação desse recurso. Muito tem se avançado nesse sentido, com a adoção de leis e políticas de conscientização que visam coibir a poluição de rios e mares.

Uma fotografia de uma gota de água caindo sobre rio potável

A indústria, considerada por muito tempo a grande vilã nesse sentido, modernizou seus métodos de produção, tendo hoje sistemas de gestão ambiental bastante efetivos em suas operações. Mas, apesar das inovações para que incidentes não aconteçam, a possibilidade de falhas existe e as empresas devem estar preparadas para lidar com essas situações.

A maior parte das indústrias usa água em seus processos produtivos e, por essa razão, deve tratá-la antes de devolvê-la ao meio ambiente.

Como é feito o tratamento da água para a devolução ao meio ambiente?

A parte líquida dos resíduos de determinado processo é denominada efluente. Para o tratamento dos efluentes, normalmente se utilizam as ETEs, estações de tratamento. “Apesar do monitoramento permanente, riscos existem. Por exemplo, em época de chuvas fortes e constantes, pode haver transbordamentos e contaminação do entorno”, exemplifica Nathalia Gallinari, gerente de Seguros Ambientais da AIG.

Também não podemos descartar vazamentos em tubulações que fazem parte das estruturas de tratamento e encaminhamento de efluentes, e que também podem causar acidentes ambientais.

Outro importante aspecto ambiental é o potencial de contaminação de lençóis freáticos, segundo Nathalia. “Na ocorrência de um acidente, a depender da geologia, hidrogeologia, bem como volume e características do contaminante, pode haver contaminação do lençol freático, gerando a necessidade de processos de remediação ambiental, a depender das características técnicas do caso, e ainda, podendo também afetar as comunidades próximas, causando danos corporais e materiais aos moradores, alerta a gerente, que lembra que outro vilão na contaminação da água são os incêndios. “Por incrível que pareça, grandes sinistros ambientais ocorreram no combate ao fogo, por conta da contaminação da água usada para esse fim”.

Mas é só a indústria que deve redobrar os cuidados com a água?

Não! Empresas que atuam na construção civil, bem como transporte de produtos e resíduos, também estão sujeitas a eventos envolvendo a contaminação de corpos hídricos e danos ambientais e a terceiros consequentes. “Além da atuação direta na produção, a maior parte das empresas deve se preocupar com a água nas operações de transporte. Isso porque as rodovias em todo o País cruzam muitos corpos hídricos e na maioria dos acidentes haverá o risco de um dano ambiental”, afirma a especialista da AIG. “Além disso, obras também trazem um potencial de contaminação, uma vez que podem ocorrer próximas de áreas de proteção ambiental, inclusive rios e mares, a exemplo de obras de duplicação de rodovias, dragagem, obras portuárias, entre outros”, acrescenta Nathalia.

Os incidentes custam caro à natureza.

Não estar preparado para ações emergenciais diante do ocorrido pode colocar por água abaixo o caixa de uma empresa, com prejuízos financeiros severos. Daí a necessidade de contratação de seguros específicos para situações de poluição ambiental. “A apólice, além de oferecer proteção financeira, garante, por meio de parcerias com empresas especializadas, todo suporte emergencial ao sinistro, não só na remediação do acidente, mas inclusive na gestão da crise do ponto de vista da comunicação”, revela Nathalia.

Conheça as apólices Ambiental Instalações Comerciais e Industriais, Ambiental para projetos de Infraestrutura, Ambiental para Obras e Prestação de Serviços e Ambiental Transportes. Certamente uma delas irá atender a sua necessidade e deixar você mais tranquilo em suas operações. Procure o seu corretor de seguros.

Leia mais em nosso blog:

_